A cidade do futuro

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 5 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Sinopse

Milla e Gilmar são professores de uma escola em Serra do Ramalho (BA), lugar formado com a população deslocada à força para construção da barragem de Sobradinho, nos anos 1970. Milla engravida de Gilmar, que tem um caso com Igor. Os três decidem formar uma família, mas a moral local os rejeita.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

25/04/2018

Segundo longa dos diretores Marília Hughes e Cláudio Marques, A cidade do futuro coloca em evidência uma história de intolerância, inspirada em fatos reais. O filme venceu prêmios nos festivais BAFICI (Buenos Aires), Newfest (Nova York) e Olhar de Cinema (Curitiba).
 
Na Serra do Ramalho, noroeste baiano, numa cidade formada pelo deslocamento forçado de populações pela construção da barragem de Sobradinho, nos anos 1970, a família anticonvencional formada pelos professores Milla (Milla Suzart) e Gilmar (Gilmar Araújo) e o jovem Igor (Igor Santos) provoca escândalo.
Milla, professora de teatro, espera um filho de Gilmar, professor de história que mantém um caso com Igor, jovem motoqueiro que mora com a mãe. Os três se dispõem a viver juntos e dividir a responsabilidade pela criança que vai nascer. A própria Milla tem relacionamentos com outras mulheres.
 
A abertura desse comportamento por parte de integrantes da segunda geração de moradores do local – os primeiros, os pais deles, marcados pela violência do deslocamento em plena ditadura militar – não é tolerada pela mentalidade local. Nesse sertão povoado por vaqueiros conservadores, o machismo e a homofobia ainda campeiam.
 
Contando com atores estreantes, o filme se nutre de um certo naturalismo documental, que reforça o seu realismo. Mas não articula tão bem a ligação entre seu contexto histórico e o desenvolvimento dos personagens principais, que tiveram mais acesso à educação do que seus pais, mas ainda não têm como lidar com a persistência de preconceitos num ambiente um tanto fechado em si mesmo. Sem propor teses, o filme tem sua força exatamente no que tem de espontâneo e direto.

Neusa Barbosa


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança