Teu mundo não cabe nos meus olhos

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 1 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Sinopse

Vitório é um pizzaiolo cego, que nunca viu sua mulher nem a filha. Depois de muita insistência da esposa, passa por uma cirurgia e volta a enxergar. A vida da família, no entanto, entra em crise com a nova realidade.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

18/04/2018

Teu mundo não cabe nos meus olhos é um filme repleto de boas intenções, do começo ao fim. Seu protagonista é Vitório (Edson Celuari), um pizzaiolo cego desde a infância, dono de um estabelecimento no bairro do Bixiga, em São Paulo, onde faz uma pizza de sucesso. Escrito e dirigido por Paulo Nascimento (Diário de um Novo Mundo, A oeste do fim do mundo), o longa dá protagonismo ao deficiente visual, mas as eventuais qualidades do filme param por aí.
 
Vitório vive com a mulher Clarice (Soledad Villamil) e a filha Alícia (Giovana Echeverria), em cima da pizzaria. Num quartinho dos fundos, mora o garçom/faz-tudo Cleomar (Leonardo Machado), uma espécie de alívio cômico sem muita graça dentro do filme, que está sempre ao lado do protagonista, seja na pizzaria, quando sai às ruas para fazer as compras ou no estádio no jogo do Corinthians.
 
Durante boa parte de sua duração, o filme consiste em mostrar como Vitório leva uma vida tranquila, exatamente como quer, sem qualquer problema. Isso, no entanto, não impede que sua mulher insista que ele faça uma cirurgia que o faça voltar a enxergar. Ele resiste, mas depois de alguns incidentes, acaba aceitando, mesmo sem estar muito convencido de quer voltar a ver.
 
É nesse momento que o filme para de fazer sentido, perde seu rumo e nunca mais o encontra. As reações do personagem se tornam pouco plausíveis. A interpretação de Celulari, sem muita nuance não ajuda muito, ao não ser capaz de transmitir os paradoxos de Vitório diante do mundo que se abre a ele. Tanto os personagens como a trama parecem rascunhos de uma história – talvez uma telenovela? – que precisa de mais tempo para ser contada direito. Assim, seus conflitos soam como esquemáticos e forçados, sem muito tempo para serem desenvolvidos. 

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança