Antes do fim

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Sinopse

Um velho casal, que vive junto há muitos anos, entra num impasse quando ele pede a ela que o ajude num pacto de suicídio, embora não esteja doente.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

14/02/2018

Exibido no Festival de Brasília 2017, na mostra paralela Esses Corpos Indóceis, foi de se celebrar o encontro na tela entre dois mitos do cinema brasileiro, a atriz Helena Ignez e o crítico-ator Jean-Claude Bernardet, no filme Antes do Fim, de Cristiano Burlan.
 
Os dois vivem um velho casal, junto há quase 60 anos, cuja cumplicidade vai além das palavras e que agora experimenta um desafio – ele pede ajuda a ela num pacto de suicídio. Embora não esteja doente, ele não quer estender sua vida além deste ponto, em que ainda está lúcido e bem, recusando-se a entrar num processo artificial de longevidade apoiado na indústria médica e farmacêutica.
 
Dito assim, parece macabro, mas o envolvimento dos dois atores transforma esse ritual de despedida numa convivência tão rica, em que os dois compartilham sua intimidade pelas ruas de São Paulo, compondo uma espécie de cartão postal de sua vida na cidade – especialmente no centro velho, no viaduto do Chá, na zona boêmia dos bares e teatros da Praça Roosevelt, mas também pelas alamedas do cemitério do Araçá. No início do filme, fotos antigas dos dois recontam seu percurso – além da cena de Copacabana mon amour, de Rogério Sganzerla, em que a jovem Helena Ignez diz frase impagável sobre a velhice.
 

As conversas entre estes dois versam sobre tudo, sentimentos, livros, tudo com uma serenidade que flui de uma abertura diante da vida que os transforma numa espécie de sábios irreverentes, que nunca pretendem levar-se demasiadamente a sério. Fazendo seu contraponto de uma outra geração, Henrique Zanoni e Ana Carolina Marinho participam de sequências muito belas, como aquela que mostra esta dupla num terraço, Helena e Jean-Claude num outro, olhando do alto uma paisagem dos prédios do centro de São Paulo

Neusa Barbosa


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança