Xuxa e os Duendes 2 - No Caminho das Fadas

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 12 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Crítica Cineweb

14/01/2003

Entre os muitos méritos de Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, figura o de ter desbancado do posto de filme brasileiro mais visto e mais lucrativo de 2002 Xuxa e os Duendes, o risível antecessor desta lamentável seqüência. Pelo menos, os brasileiros ficam livres do vexame - ainda que seja temporariamente. Xuxa e os Duendes, o primeiro, foi visto por 2.657.091 espectadores e faturou R$ 11,6 milhões. Cidade de Deus, ainda em cartaz em todo o país, foi visto por 3.068.150 espectadores e rendeu R$ 18,4 milhões até 8 de dezembro de 2002. Todos esses dados vêm do informativo Filme B, que reúne semanalmente números oficiais de exibidores e distribuidores no Brasil.

O grande problema, obviamente, não é a popularíssima estrela da TV fazer filmes - é o tipo de filmes que ela faz. A história, a rigor, não existe. As produções estreladas por Xuxa e sua turma não passam de um amontoado de comerciais ostensivos de produtos (um achocolatado aqui, um biscoito acolá e por aí vai) e de artistas vinculados, de algum modo, ao seu império - construído a partir de uma sistemática exploração de produtos, insistentemente anunciados pela televisão e vendidos para uma enorme massa de crianças inocentes, filhas de pais desinformados, desatentos, ou ambas as coisas.

Isto é o que a produção chama de história: a intuitiva duende da luz, Kira (Xuxa), sente que sua amiguinha Nanda (Debby Lagranha) está em perigo. Descobre que a garota e seus primos estão em poder de uma bruxa em busca de lágrimas de crianças para usar em feitiços. A duende contra-ataca, com a ajuda de um tio de Nanda, Rafael (Luciano Szafir). Daí, rola um clima de romance, que vai esbarrar em obstáculos mágicos. Algaz (Betty Lago), a bruxa-mãe, está querendo as lágrimas infantis justamente para soltar no mundo um feitiço contra o amor. Enquanto isso, Kira vai tentar saber se seu amor por um não-duende é possível, consultando Cléo (Zilka Sallaberry), sua orientadora no mundo dos humanos, e a rainha dos duendes, Zinga (Ana Maria Braga). Mas as aventuras de Kira ainda a levarão até o país das fadas, onde ela descobre a existência de uma criança de coração rosa, gerada a partir da união de dois seres diferentes, e cuja lágrima de medo é o elemento que falta para uma grande bruxaria, que visa transformar o coração dos apaixonados em pedra. Ajudada pelas fadas, Kira parte para o castelo das bruxas e desfaz o feitiço.

Uma imagem numa bola de cristal mostra a duende, o namorado e uma criança - sinal que prepara a entrada em cena de Sasha, a filha de Xuxa e Szafir na vida real, no próximo capítulo - que, infelizmente, virá, tão certo quanto raios, trovões e tempestades, enquanto houver milhões de incautos dispostos a alimentar sua bilheteria.

Entre os muitos atentados à inteligência e ao senso estético do público, consegue-se aqui até enfeiar um dos mais incontestes símbolos sexuais do país, Vera Fischer, sob uma esquisitíssima maquiagem. Por essas e mais outras, assistir ao filme revela-se uma experiência mais sadomasoquista do que a de Dobby, o elfo doméstico de Harry Potter e a Câmara Secreta, quando insiste em se autoflagelar, batendo-se nas paredes e ferindo-se de toda maneira. Só resta torcer que o cinema brasileiro produza mais e melhores filmes, especialmente na área infanto-juvenil, e que auto-estima e o nível de exigência do público subam na mesma medida.

Cineweb-13/12/2002

Sem assinatura


Comente
Comentários:
  • 20/02/2011 - 17h25 - Por sandy eu querooooooooooooo assistiiiiir esse filmeeee
  • 22/08/2012 - 21h54 - Por FERNANDA COSTA RODRIGUES DOS SANTOS OI SOU FERNANDA MAIS UMA VEZ EU LHE ENSSISTO MAIS UMA VEZ PARA DEIXAR ME ASSISTI XUXA E OS DUENDES NO CAMINHO DAS FADAS NESSE FILME EU E MUITAS PESSOAS BERCEBEMOS QUE ILUMINA AS VIDAS DE MUITAS PESSOAS E AQUI VAI O MEU MUITO OBRIGADO POR VOCES TER FEITO ESSE FILME E QUE CONTINUA FAZENDO MAIS E MAIS MOITAES SORTE A TODOS EU ESPRO QUE VOCES DIGA SIM PARA MIM THAU
  • 04/02/2013 - 19h16 - Por bruna maria toldos ja morrerao
  • 15/10/2013 - 13h14 - Por Caren então vai no youtube e escreva:Xuxa e os duendes 2. Éum filme muito maneiro vocÊ vai gostar.
Deixe seu comentário:

Imagem de segurança