O motorista de táxi

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 1 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Sinopse

Década de 1980. Depois de quase vinte anos de ditadura, a Coreia do Sul é tomada por protestos estudantis. A região mais conflagrada é Gwangju, no interior, cujo acesso foi bloqueado pelo exército. Contando com a ajuda de um motorista de táxi de Seul, um jornalista alemão tenta romper o bloqueio, o que acarreta muitos riscos.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

21/12/2017

O drama sul-coreano O motorista de táxi, de Jang Hun, traz à frente do elenco um dos mais conhecidos atores do país, Song Kang-ho, visto em Mr. Vingança e O Expresso do Amanhã. Neste novo filme, baseado em fatos reais, recriados num tom de alto melodrama, ele é Kim, um motorista de táxi viúvo, que cria sozinho uma filha de 11 anos e sofre sérias dificuldades financeiras em 1980.
 
É um momento de grande instabilidade no país, depois da morte de um ditador, num regime de exceção que já dura 18 anos. Por conta disso, protestos estudantis se multiplicam, pedindo mais democracia. O centro nervoso destes protestos é a cidade de Gwangju, no interior, que foi isolada do resto do país por tropas que vigiam suas estradas de acesso, enquanto reprimem violentamente a população.
 
Chega à Coreia do Sul um jornalista alemão, Peter (Thomas Kretschmann), decidido a romper o bloqueio e verificar in loco os acontecimentos em Gwangju. De olho na bolada que o repórter vai pagar pela viagem, o motorista Kim entra na jogada, sem saber exatamente os riscos da jornada.
 
Reconstituindo com contundência a violenta repressão ao movimento de Gwangju, o filme dá seu recado libertário ao mesmo tempo que se permite infiltrar um certo humor, eventualmente rocambolesco, nas interações entre Kim e Peter – que só trocam algumas palavras no inglês precário do taxista – e diversos personagens que eles encontram pelo caminho e serão decisivos para que sua empreitada chegue ao fim.

Neusa Barbosa


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança