Os golfinhos vão para o leste

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


País


Sinopse

Miguel Angel é um ex-artista gay de TV que vive recluso em Punta del Este. Há anos, não mantém contato com sua filha, que decide visitá-lo e retomar o relacionamento. Ele resiste a isso, até que ela o informa de que vai ser mãe.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

21/11/2017

Comédia marcada por um traço de melancolia, Os golfinhos vão para o leste reúne dois diretores, os uruguaios Verónica Perrotta e Gonzalo Delgado, que são também atores do filme, o casal Virginia e Dario. Premiada como melhor atriz no Festival de Gramado 2016 por este filme, Verónica atuou também no cult Whisky (2004), em que Delgado funcionou como diretor de arte.
 
Mas o foco maior desta história está mesmo no relacionamento entre Virginia e seu pai, Miguel Ángel (Jorge Denevi). Figura que teve sucesso no mundo da TV no passado e gay, Miguel está distante da filha há anos, vivendo em Punta del Este. De férias do trabalho de professora primária em Montevidéu, Virginia decide a todo custo retomar este contato, sob pretexto de comunicar ao pai sua gravidez.
 
É visível que Virginia e Miguel empenham-se num jogo de chantagem emocional mútua e é difícil separar verdades e mentiras no que dizem e fazem. Mas é este jogo, eventualmente exasperante, banhado num humor ríspido – ainda mais quando ganha a participação do marido Dario –, é o centro de uma comédia de molho todo peculiar.
Não é filme para morrer de rir e sim focado em desmascarar o teatro de relações sociais, profissionais e familiares, indo, não raro, ao nível do patético – a começar pela decoração do apartamento e figurinos de Miguel, que parece ter saído de um filme antigo de Pedro Almodóvar.
 
Neste duelo de aparências entre pai e filha, que pretende, no fundo, uma conquista de espaço afetivo que pode revelar-se comovente quase pelo avesso, o filme se desequilibra um pouco, embora conte com bons momentos. Uma participação a citar é a de César Troncoso, que comparece como Mario, um homem de programa.

Neusa Barbosa


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança