Borg vs McEnroe

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Sinopse

Em 1980, com 24 anos, o tenista sueco Björn Borg está no topo do mundo. Frio, calculista, metódico, ele se prepara para conquistar seu quinto título em Wimbledon. No entanto, ele começa a ter dúvidas se poderá vencer diante de um novo rival, o norte-americano John McEnroe. Aos 20 anos, McEnroe, de temperamento esquentado e indisciplinado, joga tudo para vencer.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

01/11/2017

Retratando o clima que antecede a histórica final do torneio de Wimbledon em 1980, o filme de Janus Metz compõe a biografia parcial de dois mitos do tênis mundial – o sueco Björn Borg (Sverrir Gudnason) e o norte-americano John McEnroe (Shia LaBeouf).
 
Mesmo quem não entende muito de tênis poderá desfrutar de uma história que se estrutura mais na trajetória pessoal na infância e juventude destes dois homens muito diferentes. De um lado, está o chamado “IceBorg”, o frio, controlado e metódico tenista sueco, nascido numa família simples de classe média e que teve que batalhar cada degrau de sua ascensão ao topo. Do outro, “Superbrat”, o moleque indisciplinado, desbocado e brigão McEnroe, herdeiro de uma família rica e exigente de desempenho.
 
O filme constrói em paralelo essas vidas, concentrando-se nos desafios de um esporte individual e ferozmente competitivo. E o faz colocando em evidência o alto preço pago por cada um deles em seu contexto. No caso de Borg, teve que galgar seu sucesso contra os preconceitos que o atingiam por não ser da elite econômica do país, tendo a sorte, porém, de ser descoberto pelo técnico Lennart Bergelin (Stellan Skarsgärd) – uma figura paterna substituta que falta na vida de McEnroe, menino inteligente, rico, mimado, mas não suficientemente acolhido e apoiado pelos pais (Ian Blackman e Jane Perry).
 
A história opõe estes dois homens que se preparam para o primeiro grande confronto diante um do outro – a final de Wimbledon de 1980. A situação de cada um é completamente diferente: Borg, 24 anos, pode aqui conquistar seu quinto título ali, enquanto McEnroe, 20 anos, quer vencer seu primeiro.
 
Mesmo que se saiba o resultado desta partida histórica, pode-se contar com emoções criadas pela expectativa de cada momento da disputa – em que fica claro que tudo podia mesmo acontecer. Construindo esta tensão de maneira eficiente, o filme ganha sua própria batalha no coração do público.
 
Uma outra personagem na vida de Borg, sua noiva Mariana Simionescu (Tuva Novotny), não é tão bem-aproveitada no roteiro, limitando-se a aparições um tanto clichês destinadas apenas a ilustrar um traço da personalidade arredia de Borg.

Neusa Barbosa


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança