Gabriel e a montanha

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 1 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Sinopse

Formado em economia, Gabriel Buchmann decide viajar por vários países da África, numa aventura livre, antes de decidir-se por projetos de mestrado e doutorado. Integra-se com a população local, hospedando-se em pensões e quartos de casas de família e recebe a namorada, Cris, para compartilhar parte da viagem. Sua meta final é o perigoso monte Mulanje, no Malawi.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

13/10/2017

Diretor revelado pelo criativo longa Casa Grande (2014), um perfurante mergulho no universo da classe média, Fellipe Barbosa voltou-se para o docudrama neste perfil revelador de um amigo de infância, Gabriel Buchmann, premiado com dois troféus na Semana da Crítica do Festival de Cannes – um deles, de auxílio à distribuição, que apoiou o lançamento do filme na França, onde já acumula um público de cerca de 90.000 espectadores.
 
Ficção sutil com enraizamento no documentário, já que se dedica a reconstituir uma trajetória real integrando diversos personagens que realmente fizeram parte dela, o filme foca-se na aventura de Gabriel por diversos países da África, ao longo de um ano. Nesse período, realiza uma imersão na realidade local, vivendo entre pessoas simples, não se comportando jamais como um turista convencional. João Pedro Zappa interpreta o protagonista, interagindo com uma série de pessoas reais que hospedaram, guiaram ou simplesmente conviveram com Gabriel, no Quênia, Tanzânia, Zâmbia e Malawi – onde ele morreu de hipotermia, depois de uma perigosa escalada, sozinho, ao monte Mulanje, em 2009.  
 
O fato de se saber o destino do personagem, longe de tirar a graça de assistir ao filme, adiciona mais urgência de conhecer sua história, porque é indiscutível que a interpretação de Zappa consegue trazer de volta à vida esta que deve ter sido uma pessoa muito especial, carismática e instigante, capaz de viver muito numa existência bem curta. Caroline Abras interpreta Cristina, a namorada de Gabriel, que percorreu com ele uma parte de suas muitas estradas. A experiência do casal, aliás, é mais do que inspiradora para quem pense em criar seus próprios caminhos – e o risco apenas serve para tornar as possibilidades mais intensas e desafiadoras.

Neusa Barbosa


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança