A garota do armário

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


País


Sinopse

Garota de 14 anos precisa trabalhar como parte de um projeto escolar. Para ajudá-la, sua mãe lhe arranja uma atividade na empresa de seguros onde trabalha. Um dia, enquanto organiza um armário, a menina descobre segredos inconvenientes.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

12/09/2017

O cinema francês tem abordado o mundo corporativo de forma bastante crítica, principalmente as relações de trabalho entre empregados e empregadores que, não raro, levam a situações-limite, como o caso da France Télécom que foi parar nos tribunais depois do suicídio de 60 funcionários, submetidos a assédio moral.
 
Em A garota do armário, o diretor Marc Fitoussi mostra as relações de trabalho de uma seguradora pelos olhos de uma adolescente de 14 anos, Anouk (a ótima Jeanne Jestin), levada para a empresa pela mãe, que ali trabalha, para um estágio escolar.  O que seria apenas um trabalho leve e descompromissado acaba se tornando o testemunho de manipulações de processos e questões ainda mais sérias.
 
O título em português é uma referência ao trabalho de organização de armários que cabe a Anouk e que se converte em posto de observação para a garota de tudo o que ocorre na empresa. O clima tenso no trabalho, o assédio moral, o desrespeito profissional são situações corriqueiras que ela presencia.
 
Sua mãe, Cyrielle (Émilie Dequenne), se entrega ao trabalho e abandona a vida pessoal. Divorciada, ela precisa manter o emprego para não perder a estabilidade econômica que lhe permite um bom padrão de vida. Mas essa dedicação cobra um alto preço.
 
O caso de uma imigrante marroquina que busca, sem sucesso, o recebimento do seguro pela morte do marido acaba atraindo a atenção de Anouk. Ela se comove com a situação da mulher e a mãe diz que cuidará do caso. Mas os dias passam e nada acontece. Anouk começa, então, a investigar por conta própria, sem o conhecimento da mãe, graças ao acesso que tem aos armários e arquivos.
 
Ela não sabe ao certo o que vai encontrar, mas quer ajudar a viúva imigrante a receber o benefício que lhe é negado.  

Luiz Vita


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança