David Lynch - A vida de um artista

Ficha técnica

  • Nome: David Lynch - A vida de um artista
  • Nome Original: David Lynch - The Art Life
  • Cor filmagem: Colorida
  • Origem: EUA
  • Ano de produção: 2016
  • Gênero: Documentário
  • Duração: 90 min
  • Classificação: Livre
  • Direção: Rick Barnes, Jon Nguyen
  • Elenco:

Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Sinopse

Esse documentário resgata a trajetória do cineasta David Lynch, desde sua infância e juventude investigando sua relação com diversas artes, entre elas, o cinema e a pintura.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

09/08/2017

O documentário David Lynch – A vida de um artista poderia ter como subtítulo “Retrato (impressionista) de um artista quando jovem”. O longa, dirigido por Jon Nguyen, e codirigido Rick Barnes e Olivia Neergaard-Holm, investiga os anos de formação do cineasta e artista plástico sem nunca forçar uma explicação das peculiaridades da obra dele pela vida.
 
Lynch é entrevistado em seu ateliê, em Hollywood, enquanto produz quadros um tanto peculiares, e relembra sua trajetória desde a infância e suas experiências formativas, que poderão (ou não) influenciar em suas manifestações artísticas. As gravações foram feitas ao longo de 3 anos e constam de 20 entrevistas nas quais ele relembra momentos e resgata memórias. Suas narrativas transitam entre a vida em família, acontecimentos banais e outros nem tanto – como, quando pequeno, acredita ter visto uma bela mulher nua e ensanguentada na rua. É um fato tão marcante – mesmo que seja completamente fruto de sua imaginação juvenil – que ele o resgata com riqueza de detalhes.
 
Uma das maiores qualidades do filme é nunca buscar uma relação direta entre a infância e formação de Lynch e os estranhamentos de seus filmes. É claro que um artista e sua obra são a somatória de tudo que os cercou a vida toda, mas não é necessariamente uma relação direta. Quem, a julgar pelos filmes, acredita que o cineasta teve uma infância infeliz, não poderia estar mais errado – como ele mesmo conta. Ele fala com carinho dos pais, que incentivaram sua veia artística, embora o pai preferisse que ele tivesse um trabalho mais típico, num escritório.
 
Inspirado por seu amigo e artista plástico Bushnell Keeler - sobre quem Lynch fez um curta em 1967, Sailing with Bushnell Keeler –, o cineasta começou a fazer arte pintando. Sua paixão pela pintura fica clara quando o filme o captura trabalhando diante de uma tela.
 
Em 2006, Nguyen e sua equipe acompanharam, num documentário, Lynch na finalização de seu último longa (até agora), Império dos Sonhos, e, dessa forma, o diretor já é um tema com quem têm certa intimidade. Isso fica claro em David Lynch – A vida de um artista, a ponto de incorporar as escolhas e construções estéticas do próprio retratado em sua forma.

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança