A viagem de Fanny

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Sinopse

Menina de 12 anos lidera grupo de crianças judias em fuga da França, durante a ocupação nazista na II Guerra Mundial.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

02/08/2017

Baseado em história real, na França ocupada durante a II Guerra Mundial, o filme narra a jornada de uma menina judia de 12 anos, Fanny (Léonie Souchaud), que, por motivos de segurança, vive separada dos pais em uma escola no interior do país, com crianças na mesma situação. O filme, dirigido por Lola Doillon (que co-assina o roteiro com Anne Peyrègne), destaca  a rede de  proteção criada para proteger crianças judias e impedir que fossem levadas com seus pais para os campos de extermínio nazistas.
 
Nem sempre a rede funciona. Quando os esconderijos estão prestes a ser descobertos pelos nazistas ou por policiais franceses colaboracionistas, a evacuação das crianças tem que ser feita com rapidez.
 
É o que acontece com Fanny e um grupo de crianças que, ao fugir da perseguição, encontram dificuldades para encontrar novos abrigos. Mesmo atemorizada, ela recebe a tarefa de liderar a equipe e fazer o que achar necessário para chegar à Suíça, onde conseguirão finalmente a liberdade e a esperança de encontrar os pais.
 
As crianças buscam a cumplicidade do espectador e se esforçam para levar adiante uma história edificante de resistência e coragem em tempos difíceis. Mas, narrado de forma convencional, como um drama televisivo, a diretora apenas repete fórmulas já usadas em produções semelhantes, plenas de boa vontade, mas que não se traduzem em uma obra cinematográfica de qualidade.
 
Não há espaço para a reflexão sobre a extensão do drama vivido por crianças judias que passaram por essa situação na vida real.  Para agradar à plateia média familiar, o filme deve ser encarado apenas como uma aventura protagonizada por elenco infantil, no qual o perigo se dissipa na medida em que superam obstáculos e se aproximam da redenção.

Luiz Vita


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança