X-Men - O Filme

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


País


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

17/03/2003

Num mundo marcado por perseguições políticas e raciais, nada mais comum que pessoas com alguma diferença em relação aos padrões tidos como "normais" serem encaradas com preconceito, desconfiança e até mesmo ódio. Na Alemanha de Hitler, o alvo eram os judeus; nos Estados Unidos dos anos 60, eram os negros perseguidos pelos fanáticos brancos da Ku Klux Khan. Foi esse cenário que inspirou o mestre dos quadrinhos Stan Lee a criar os personagens da saga dos X-Men, um grupo de mutantes que possuem poderes especiais e são vítimas de uma implacável perseguição da sociedade.

Depois do sucesso nos gibis, chegou a vez desses personagens bizarros, mas dotados de alguma simpatia e humor, invadirem as telas no grande sucesso da temporada americana que agora chega ao Brasil. Quem gosta dos quadrinhos certamente não terá queixas da adaptação que consegue manter o clima e a ação da série.

O professor Charles Xavier (Patrick Stewart) é o mentor de uma escola aparentemente normal, destinada a crianças e adolescentes superdotados. Mas o dote desses jovens vai além do desenvolvimento excepcional de suas capacidades intelectuais. Todos são mutantes, detentores de algum poder que os torna especiais em suas habilidades. Xavier procura orientar esses jovens e dirigir seu potencial para objetivos pacíficos.

O contraponto de Xavier é Erik Lehnsherr, conhecido como Magneto (Ian McKellen), também dotado de um grande poder mental, mas que comanda um grupo de mutantes voltados para o mal. Magneto defende a superioridade de seus seguidores e tem um grande plano para controlar os principais dirigentes mundiais.

Logan (Hugh Jackman), conhecido como Wolferine, é um homem forte, que ganha a vida lutando contra quem quiser desafiá-lo. Ele possui garras metálicas que usa quando se sente ameaçado. Vampira (Anna Paquin) é uma jovem desorientada que não sabe como controlar seus poderes excepcionais. Ela absorve a energia vital das pessoas que toca. Ambos acabam se cruzando casualmente numa pequena cidade. Ao dar uma carona para a moça, Wolferine é atacado por Dentes de Sabre, um mutante comandado por Magneto. Ambos acabam salvos por Ciclope e Tempestade e são levados, desacordados, para a escola de Xavier, onde conhecerão os demais semelhantes.

Para Wolferine e Vampira as descobertas são surpreendentes. Os mutantes do bem e do mal voltarão a se encontrar, em muitos duelos em que cada um terá oportunidade de utilizar seu superpoder. Os efeitos especiais de primeira-hora fazem jus à imaginação de Stan Lee e de seus roteiristas dos quadrinhos.

Luiz Vita


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança