Estranhos no paraíso

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Sinopse

Willie é um húngaro que vive em Nova York e um dia tem que hospedar a prima, Eva, que vem de Budapeste. Os dois se estranham no começo, mas depois acabam convivendo melhor, com a ajuda do amigo dele, Eddie. Ela se muda para Cleveland mas os dois a procuram para uma viagem de carro até a Flórida.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

30/10/2016

Trinta e dois anos depois de sua estreia, volta ao cartaz, em versão restaurada, Estranhos no Paraíso, segundo filme do diretor indie Jim Jarmusch – que continua muito vivo e ativo, aos 63 anos, assinando filmes instigantes, como o ainda inédito Paterson e o recente Amantes Eternos.
 
Todos esse frescor no olhar para personagens soltos na vida e a aparência de que não está acontecendo nada quando está acontecendo tudo que se tornaram sua marca ao longo da carreira o diretor já tinha em Estranhos no Paraíso, filmado num despojado preto- -branco, que já sinaliza para a opacidade nestas vidas miúdas de enjeitados do “sonho americano” que a história amorosamente acompanha.
 
Willie (John Lurie) é um imigrante húngaro que há muito vive em Nova York, a ponto de rejeitar suas raízes e sua língua. Mas o passado bate à porta quando sua tia lhe telefona, avisando que uma prima húngara, Eva (Ezster Balint) está chegando e ele vai ter que hospedá-la até que a tia saia do hospital.
De má vontade, Willie a recebe e não mostra muita animação. Mas a moça é sangue do seu sangue, ou seja, também não se assusta com cara feia e é capaz de demonstrar uma franqueza desconcertante.
 
Amigo de Willie, Eddie (Richard Edson) simpatiza com Eva e quer levá-la com eles quando saem para seu giro habitual pelo circuito de apostas em cavalo e carteado que lhes garantem a sobrevivência. Mas Willie não quer ouvir falar disso.
 
Eventualmente, os ânimos se suavizam e Eva parte para a casa da tia, em Cleveland. Mas até o presente de despedida de Willie, um vestido (coisa que Eva jamais usa) e seu destino encorpam um incidente que diz tudo sobre estes personagens, engraçados sem nada precisar dizer.

 

Willie e Eddie se dão bem no jogo e, tempos depois, resolvem visitar Eva em Cleveland. Arranjam um carro e lá vão, para encontrar a moça numa vidinha besta, trabalhando como garçonete numa lanchonete à noite.

 

 

 Mas o trio, agora mais afinado, resolve partir para uma breve aventura na Flórida, onde o tempo certamente estará mais quente do que na nevada Cleveland – deixando revoltada a velha tia, que fica resmungando impropérios emNa Flórida, novos incidentes envolvendo jogo e um dinheiro inesperado reviram a vida destes três outsiders, cujo charme melancólico é uma constante lembrança de que a vida é uma sucessão de acasos, cujo sentido só malucos tentam decifrar. Eles não tentam. Só seguem em frente, colhendo tudo que a sorte, ou o azar, colocam à disposição.

O filme venceu vários prêmios, como o Caméra d’Or em Cannes, o Prêmio do Júri em Sundance e o Leopardo do Ouro em Locarno.

Neusa Barbosa


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança