Maresia

Ficha tcnica


Avaliao do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 8 votos

Vote aqui


Pas


Sinopse

Um perito de arte, Gaspar Dias, procura obcecadamente pelos vestígios de um pintor galego, Emilio Vega - que desapareceu, não se sabe se morto, deixando atrás de si uma obra pequena mas muito singular, poucos quadros muito particulares que necessitam da autenticação do perito.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crtica Cineweb

19/09/2016

Um belo e sutil longa brasileiro, Maresia, marcou a estreia no formato do roteirista e curta-metragista Marcos Guttman. Embarcando em mais uma interpretação apaixonada do ator Julio Andrade, aqui interpretando dois papeis, o filme embala os sentidos, a intuição e a inteligência do espectador que se deixa levar nas suas águas.
 
Adaptando o romance Barco a Seco, de Rubens Figueiredo – com a parceria dos roteiristas Melanie Dimantas e Rafael Cardoso -, Guttman consegue equilibrar o tom ambíguo da história, que explora a busca obsessiva de um perito de arte, Gaspar Dias (Julio Andrade) pelos vestígios de um pintor galego, Emilio Vega (interpretado também por ele).
 
O ator se apropria generosamente de dois personagens opostos, o introvertido Gaspar e o desvairado Vega, numa narrativa que os aproxima e confunde de maneira singular e convincente. A história evolui na imersão das duas biografias, unidas pelo aparecimento de um misterioso personagem, o velho Cabrera (Pietro Bogianchini), que teria sido amigo de infância do pintor desaparecido.
 
Vida, arte, concessões a padrões de sucesso, paixão, despojamento, busca de sentido e de glória, tudo isso emerge do tecido do filme, que tem na fotografia de Alexandre Ramos, na montagem de Waldir Xavier e Marília Moraes e na música original de Stefano Lentini elementos de construção coesos e imprescindíveis. O elenco de apoio nada fica a dever ao excelente conjunto, destacando-se Mariana Nunes, como a paixão do pintor, e Vera Holtz, como a dona da galeria de arte em que Gaspar trabalha.
 
No Cine Ceará, o filme venceu os prêmios de melhor direção e melhor ator para Julio Andrade.

Neusa Barbosa


Trailer


Deixe seu comentrio:

Imagem de segurana