Nas estradas do Nepal

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Sinopse

Prakash e Kiran são dois amigos de castas diferentes, que vivem num Nepal em guerra civil. Os meninos veem na venda dos ovos da galinha da família do mais pobre a chance de melhorar de vida. Mas quando ela é vendida, eles precisaram juntar dinheiro para recuperá-la.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

01/12/2016

Diretor estreante em longas, o nepalês Min Bahadur Bham investiga as dores e alegrias de uma infância em meio à guerra em seu Nas Estradas do Nepal, protagonizado por dois pequenos amigos em busca de uma galinha, cujos ovos podem trazer dinheiro, mas que é vendida pelo pai de um deles.
 
A trama, também de autoria de Bham, está situada em 2001, quando há um cessar-fogo na guerra civil entre o exército nacional e a extrema-esquerda. Por meio dessas duas crianças, o filme investiga a situação sócio-histórica do país. Os garotos são de castas diferentes, sendo  Kiran (Sukra Raj Rokaya) o neto do líder local, e Prakash (Khadka Raj Nepali), filho de um criado e mais pobre.
 
A galinha e seus ovos são a solução para que Prakash e sua família, na visão dos meninos, tenham mais dinheiro. Mas o pai do menino vende a ave para uma pessoa de outra vila, e a dupla precisa conseguir dinheiro para comprá-la de volta.
 
Durante essa mesma jornada, outras coisas acontecem, como quando Bijuli (Hansha Khadka), irmã de Prakash, se junta à guerrilha, um casamento que dá errado, e o conflito também é retomado. Tudo isso contribui para um clima de instabilidade social que traga os pequenos protagonistas.
 
Bham realiza um filme sobre a esperança e a inocência num lugar de inquietação social, política e emocional. Transitando entre os horrores de um conflito civil e a beleza (às vezes ressaltada do exotismo do cenário e costumes), cria um filme pautado pela honestidade – seja das belas atuações, especialmente dos dois garotos – ou o seu desejo de investigar um momento político que reverbera em seu país até hoje.

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança