O Décimo Homem

Ficha tcnica


Avaliao do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 1 votos

Vote aqui


Pas


Sinopse

Ariel é bem-sucedido e mora em Nova York, mas seu pai, que dirige uma instituição de caridade judaica em Buenos Aires, o chama de volta. Chegando à sua terra natal, o protagonista tem um choque de realidade.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crtica Cineweb

29/04/2016

Em O Décimo Homem, o cineasta e roteirista argentino Daniel Burman volta aos temas que lhe são caros: a identidade judaica e a relação entre pai e filho. Além disso, situa a trama no mesmo cenário de seu melhor filme, o premiado O Abraço Partido, no antigo bairro judeu de Buenos Aires chamado Once. Ariel (Alan Sabbagh) é o protagonista, um rapaz bem-sucedido, que mora em Nova York, e vai visitar o pai na Argentina para passarem juntos a festa judaica de Purim.
 
Antes mesmo de sair dos EUA, Ariel já recebe uma ligação do pai, Usher (Usher Barilka), pedindo que compre um par de tênis com velcro que será dado para um rapaz que está no hospital. No caminho para o aeroporto, o protagonista até tenta, mas não acha o calçado. Acaba comprando um de cadarços mesmo. Esse pequeno fracasso parece ser apenas mais um na lista de frustrações que permeiam a relação entre pai e filho, distantes há alguns anos.
 
Usher é a figura central do bairro, dirigindo uma apinhada casa de caridade. Ouvimos sua voz em vários momentos – no celular com o filho, ou com algum voluntário de sua fundação – mas nunca o vemos. Quem é essa espécie de deus que tudo coordena, mas nunca aparece? A toda hora, Ariel recebe um novo celular pré-pago, e seu pai, estranhamente, sempre sabe para qual número ligar – e, geralmente, tem algum pedido inusitado.
 
As memórias de Ariel, um economista nos EUA, crescendo no Once reverberam até hoje. Sua maior frustração: a ausência do pai nos eventos escolares, pois Usher sempre era chamado para completar a lista de 10 homens requisitados num funeral judeu. O que também faz o protagonista se perguntar, porque o judaísmo sempre precisa de 10 homens.
 
Se, a princípio Usher parece abusivo, com o tempo percebe-se que ele está preparando um futuro mais equilibrado para o filho, o que envolve Eva (Julieta Zylberberg), uma funcionária da fundação, judia ortodoxa. Graças às maquinações telefônicas do pai, o rapaz está vendo cada vez mais a moça, sempre intrigado por sua eficiência e poucas palavras.
 
Com uma câmera quase que constantemente na mão – a fotografia é assinada por Daniel Ortega, parceiro de Burman em outros filmes –, O Décimo Homem tem um quê de documental, fazendo assim um registro bastante interessante do Once e seus tipos. Além disso, transita entre o cômico e o melancólico. Seu humor, no entanto, nem sempre é totalmente traduzido, com referências à cultura judaica e especificidades e tipos do bairro – o que faz parecer que os personagens (e parte do público) estão se divertindo com algo que nem todos entendemos.

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentrio:

Imagem de segurana