Harry Potter e a Câmara Secreta

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 5 votos

Vote aqui


País


Extras

Cenas extras
19 cenas estendidas/adicionais, incluindo as aventuras do carro voador, um encontro com os Malfoys na Travessa do Tranco.
Entrevistas
Harry, Rony, Hermione e outros alunos e professores falam sobre as gravações e suas cenas favoritas.
A escritora J.K. Rowling e o roteirista Steve Glove falam sobre a adaptação do livro para o cinema.
Conheça a escola
Um tour detalhado pela escola de Hogwarts, incluindo a câmara secreta, a sala do professor Dumbledore.
Trailers
Trailers de cinema
Informações para DVD-ROM PC
Calendário animado de Hogwarts
Mais de 15 jogos animados, protetores de tela, desafios, troca mágica de cartas
Formato de tela
Full screen


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

14/01/2003

Os fãs de Harry Potter certamente reconhecerão que valeu a pena esperar um ano para reencontrar o bruxinho e sua turma de Hogwarts no segundo filme da série inspirada no best seller de J. K. Rowling. O megasucesso, que faturou US$ 87,7 milhões no primeiro fim de semana de exibição nos Estados Unidos, chega ao Brasil em 291 cópias dubladas e 160 legendadas.

Como em Harry Potter e a Pedra Filosofal, o diretor Chris Columbus permaneceu fiel ao livro original, mas tornou o filme ainda mais movimentado. Como não é mais necessário apresentar os personagens, a história ganhou em agilidade.

Os atores, principalmente os mirins, começam também a reforçar as características de seus personagens e buscam aumentar a empatia com os fãs. É o caso da graciosa Emma Watson, no papel de Hermione Granger, a menina estudiosa que não consegue esconder o desânimo quando as aulas são canceladas ou a ansiedade para responder às perguntas mais difíceis nas salas de aula.

Como nos livros de Rowling, Columbus também coloca as crianças diante das dificuldades enfrentadas numa sociedade que privilegia os títulos de nobreza em detrimento das qualidades pessoais. A escola de Hogwarts, mesmo contra a vontade de seu diretor, Alvo Dumbledore, reproduz entre os alunos as mesmas castas sociais existentes na Inglaterra moderna. Os bruxos de sangue puro, sem nenhum parentesco com simples mortais (os trouxas), também discriminam aqueles que julgam inferiores, como a estudiosa Hermione. A numerosa família de Rony é muito pobre e os uniformes e livros escolares passam de irmão para irmão, como nos subúrbios operários londrinos. Mesmo assim, as crianças aprendem que o que vale é o talento e devem procurar vencer por suas qualidades.

Os fãs dos efeitos especiais se deliciarão com os truques das varinhas mágicas e com a chegada de um novo personagem, o elfo doméstico Dobby, um monstrengo baixinho criado por computador e que surge nos momentos mais inesperados. Ele tenta proteger Harry Potter, mas acaba se transformando num perigo ambulante. As partidas de quadribol ganham mais emoção quando um balaço enfeitiçado passa a perseguir perigosamente o bruxinho. Se Harry e Rony usam apenas uma vez a capa da invisibilidade, não deixam de criar confusões a bordo de um carro enfeitiçado que voa pelos céus de Londres e acaba caindo sobre um salgueiro lutador, que destrói o veículo com os golpes vigorosos de seus galhos grossos.

Kenneth Branagh também é novidade no elenco, como o professor Gilderoy Lockhart, mestre de Defesa Contra as Artes das Trevas. O papel de Branagh estava inicialmente previsto para Hugh Grant, mas Columbus mudou de idéia por temer que a platéia ficasse mais preocupada em identificar o galã e quebrasse o encanto do personagem. "Eu não queria que as pessoas vissem Gilderoy e dissessem: Oh Meu Deus, é Hugh!", justificou o diretor. Columbus faz também uma homenagem ao mestre Alfred Hitchcock numa cena em que Harry aparece escalando uma estátua, numa citação de uma cena do filme Intriga Internacional.

Seguindo a trama do livro, os alunos da escola de Hogwarts enfrentam um perigo mortal na volta às aulas. Uma câmara secreta, guardada por um monstro, é aberta por um personagem misterioso e a criatura, ao sair do esconderijo, petrifica as crianças encontradas pelos corredores. Até mesmo a corajosa Hermione fica imobilizada depois de um encontro inesperado na biblioteca. Por trás dos ataques está Lorde Voldemort, o maior inimigo de Potter, que tentará acertar as contas com o garoto pela segunda vez.

Como sempre, Potter, Rony e Hermione tentam desvendar o mistério sozinhos e acabam se metendo em muita confusão. Mas, como os leitores fiéis já sabem, passarão pelos perigos e estarão inteirinhos para a próxima aventura, O Prisioneiro de Azkaban, que já está em fase de pré-produção e será dirigida pelo mexicano Alfonso Cuarón. É uma das mais eletrizantes histórias de Harry Potter e sua turma.

Cineweb-22/11/2002

Luiz Vita


Comente
Comentários:
  • 29/06/2010 - 17h21 - Por jefferson eu adoro todos os harry potter de 1á6
Deixe seu comentário:

Imagem de segurança