Periscópio

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Sinopse

Dois sujeitos confinados a um apartamento vivem a solidão de um prédio abandonado. A relação tensa só piora quando surge um periscópio no meio da sala.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

24/08/2015

Periscópio, filme-experimental de Kiko Goifman (Filmefobia), traz em cena apenas dois homens, um peixe chamado Jack e um periscópio com uma cabra dentro. Todos confinados a um apartamento decadente, num prédio onde são os únicos moradores. Durante pouco mais de uma hora, materializa-se um pesadelo claustrofóbico em que todos esses elementos interagem.
 
Élvio (João Miguel) e Eric (Jean-Claude Bernardet) são os habitantes do apartamento. Pouco se sabe sobre quem são e o que os fez dividir o mesmo teto. Vivem sob constante tensão, uma relação de amor e ódio, dependência e ojeriza. Há uma relação de poder entre eles – mas não é algo fixo, varia conforme as necessidades. A disputa só piora quando, do nada, aparece no meio da sala um periscópio. O objeto inanimado parece um ser vivo que observa e julga. Quando olham lá dentro, encontram uma cabra viva. 
 
Há uma clara relação com o teatro do absurdo, não apenas nas situações, como nos diálogos que se esvaziam de sentido, em alguns momentos, e na repetição das situações, a estrutura circular da narrativa, que, aliás, está bem longe do modo clássico. Em Periscópio existe uma ânsia de retratar o mundo contemporâneo, onde somos constantemente observados (sem nem sempre nos darmos conta disso) e também fetichizamos o olhar.
 
É preciso paciência e um pouco de boa vontade para se interessar pelo filme. Goifman – que assina o roteiro com Bernardet – não está disposto a fazer concessões. É um filme duro, sobre pessoas que causam pouca – ou nenhuma – empatia, em situações nada agradáveis. Mas, ainda assim, olhando bem, se poderá encontrar algum comentário sobre o nosso presente.

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança