Full Frontal

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

14/01/2003

O novo trabalho de Soderbergh (que fez uma série de filmes de sucesso um atrás do outro, como Erin Brockovich, O Estranho e Traffic) começou a investir em sua autopromoção já no início do ano, deixando correr livremente pela imprensa e pela internet que Julia Roberts apareceria nua numa cena - uma referência ao seu título original, que significa "nu frontal".

A partir desse boato, evidentemente ridículo, tudo o mais é falso neste filme, cujo pseudo-experimentalismo conquistou baixa adesão em sua primeira exibição européia, no Festival de Veneza/2002. Soderbergh mistura tudo: vídeo digital, imagens fora de foco e com luz estourada, auto-referências (inclusive com uma gozação aos irmãos Weinstein, da Miramax, que distribui o filme), filme dentro do filme (com David Fincher, diretor de O Quarto do Pânico, numa ponta na sua própria profissão e o próprio Soderbergh em cena com um quadrado negro cobrindo parcialmente seu rosto), uma série de personagens falando de si mesmos, de suas próprias ocupações na vida real. Um amontoado confuso que leva a crer que o que moveu Soderbergh, desta vez, foi um profundo e visceral exercício de vaidade - dele mesmo e de todos os envolvidos, como seus amigos atores Julia Roberts, Brad Pitt, Blair Underwood, Catherine Keener, David Duchovny e outros.

Há momentos em que, dando algum crédito à ficha de Soderbergh, pode-se imaginar se, afinal, ele não estaria tentando fazer algo vagamente parecido com Short Cuts, de Robert Altman, ou Magnólia, de Paul Thomas Anderson - dois magníficos painéis humanos, em que se entrelaça a vida de vários personagens, só que num outro contexto. Mas, se foi um dia essa a sua intenção - nada indica -, a realização passou longe. Full Frontal sequer serviria de rascunho a filmes como esses - no máximo, poderia ser considerado um seu Frankenstein. E o diretor e seu elenco parecem de longe ter se divertido bem mais do que as incautas platéias que caírem no engodo desta duvidosa atração.

Cineweb-22/11/2002

Neusa Barbosa


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança