Sr. Kaplan

Sr. Kaplan

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


País


Sinopse

O sr. Kaplan é aposentado, sem muito o que fazer e dono de uma imaginação criativa. Uma série de acasos o levam a crer que encontrou um nazista escondido na região onde mora. Então, arma um plano para o capturar e mandar para Israel, onde seria julgado.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

23/02/2015

Nos anos de 1930, o Sr. Kaplan, ainda criança, conseguiu fugir da Polônia, antes que os nazistas acabassem com sua família. Agora, aos 76 anos de idade – e interpretado por Héctor Noguera – ele vive em Montevidéu.
 
Aposentado, e com muito tempo sobrando, Jacob passa o tempo comprando brigas tolas com sua mulher (Nidia Telles), com quem está casado por 50 anos, e dando uma preocupação ou outra aos filhos, Isaac (Gustavo Saffores), um empresário, e Elias (Hugo Piccinini), um escritor e pai da única neta do protagonista, Lottie (Nuria Flo).
 
Quando ouve a garota comentando sobre um sujeito conhecido como “o nazista” (Rolf Becker), dono de uma lanchonete à beira-mar, e também fica sabendo que um criminoso de guerra foi encontrado na Argentina e extraditado para Israel, onde será julgado, Kaplan insiste que irá capturar esse sujeito. Não há qualquer evidência do passado daquele homem, mas por ele usar sempre mangas compridas, o protagonista persiste em suas conclusões precipitadas.
 
Com ajuda de Wilson Contreras (Néstor Guzzini, de Tanta Água), Kaplan começa seu plano para prender “o nazista”. Daí vem um pouco de humor do filme – que trata o assunto com certa leveza, mas com respeito – com as situações inusitadas e na comédia de erros envolvendo a dupla.
 
Escrito e dirigido por Álvaro Brechner, o filme encontra na dupla Jacob e Wilson seu ponto forte. Não é difícil imaginar o caminho que vão percorrer e tudo o que vão aprender sobre si mesmos e a vida. Essa previsibilidade, no entanto, tira um pouco da graça do filme que, em certos momentos, está preocupado com grandes lições. Ainda assim, Noguera e Guzzini têm muito a oferecer, e suas interpretações conseguem ser maiores do que seus personagens.

Alysson Oliveira


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança