O Destino de Júpiter

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Sinopse

Júpiter é uma jovem conformada com sua vida, até o dia em que recebe a notícia de que é uma herdeira num planeta distante. Não bastasse isso, ela é assediada por três pessoas que querem tomar seu poder e descobre que o futuro da Terra depende de suas decisões.


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Crítica Cineweb

02/02/2015

Júpiter Jones (Mila Kunis) é filha de um astrônomo inglês e de uma matemática russa, na barriga de quem imigra para os Estados Unidos depois do assassinato do pai, antes mesmo de nascer. Seu dia se resume a trabalhar como faxineira com a mãe – o que, mais tarde, a transformará numa espécie de Cinderela intergaláctica na space opera O Destino de Júpiter, dos irmãos Andy e Lana Wachowski (Matrix).
 
O príncipe encantado de Júpiter, no entanto, não é nobre, mas um ser geneticamente modificado para melhor desempenho como guerreiro, Caine (Channing Tatum). A vidinha sem graça da protagonista muda quando logo que se descobre que ela é uma rainha – afinal, sua genética a aponta como a próxima na sucessão de um planeta distante. Isso chama a atenção dos outros três nobres que poderiam assumir o poder no lugar dela, três irmãos: a frívola Kalique (Tuppence Middleton), o playboy Titus (Douglas Booth) e o ambicioso Balem (Eddie Redmayne, que se tornou o nome da vez depois de protagonizar A Teoria de Tudo, pelo qual concorre ao Oscar).
 
Custa um pouco para a narrativa – também assinada pelos irmãos Wachowski – a encontrar o seu prumo. A introdução – mostrando o cotidiano de Júpiter e lutas entre personagens sem muita função – logo dá espaço a uma trama que tem muito a dizer sobre a globalização do nosso mundo. A trinca de nobres elitistas tem um interesse especial pela Terra – da qual Júpiter é a guardiã.
 
Como Kalique explica, os seres de seu planeta – supostamente mais desenvolvido, avançado e inteligente do que o nosso – descobriram que o maior bem existente é o tempo. Há um subtexto metafísico sobre reencarnação em O Destino de Júpiter que pode – e deve! – ser completamente ignorado. O mesmo que transformou A Viagem – o filme anterior da dupla de cineastas, codirigido pelo alemão Tom Tykwer – num filme chato e raso. Aqui, eles reencontram o mesmo, por assim dizer, teor político que infiltra seus filmes mais famosos - e V de Vingança não fica de fora.
 
Para que a elite daquele planeta possa desfrutar de séculos de vida e beleza, eles se valem de um líquido que, para cuja produção de um único frasco não muito grande, necessita da morte de 100 seres humanos. E onde existem (até onde sabemos) humanos em abundância senão na Terra? Enfim, os habitantes do planeta tornam-se matéria-prima a ser explorada por um império galáctico. Nada muito diferente de qualquer potência em busca de lucros em países (no caso planetas) menos abastados – seja com as especiarias da época das navegações, o imperialismo na África, ou a exploração do petróleo no nosso tempo.
 
Dentro da própria ficção cientifica, a space opera sempre sofreu uma espécie de preconceito – daí até mesmo o nome pejorativo, cujo termo “opera” nada tem a ver com o gênero musical erudito, mas com as soap operas (rádio e telenovelas). Mas uma série de autores de peso, como o escocês Iain Banks e o americano Dan Simmons, só para citar uns mais próximos do nosso tempo, mostram que existe vida inteligente nesse tipo de literatura e cinema, que também inclui a série Star Wars e Guardiões da Galáxia.
 
A mente dos irmãos voa bastante alto no campo da criação estética – e aqui não é diferente. A Terra é, em boa parte do tempo, um planeta sem graça, quase desprovido de cor, especialmente pelo excesso de concreto e vidro, enquanto outros planetas têm uma paleta bem mais abrangente, além de serem repletos de seres estranhos.
 
Se em A Viagem os Wachowski se perderam pelo caminho – o que não é de se espantar com as idas e vindas no tempo –, em O Destino de Júpiter eles recobram o fôlego e fazem uma espécie contraponto à comédia de  Os Guardiões da Galáxia, outro filme recente do gênero. Não que aqui não haja humor, até há, mas o tom é mais sério mesmo, como se eles acreditassem que todos aqueles seres e lugares realmente existissem – e isso só torna o filme ainda mais interessante, em sua fé na humanidade. 

Alysson Oliveira


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