A lenda de Oz

Ficha técnica

  • Nome: A lenda de Oz
  • Nome Original: Legends of Oz: Dorothy's Return
  • Cor filmagem: Colorida
  • Origem: Índia
  • Ano de produção: 2013
  • Gênero: Animação
  • Duração: 88 min
  • Classificação: Livre
  • Direção: Dan St. Pierre, Will Finn
  • Elenco:

Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 2 votos

Vote aqui


País


Sinopse

A menina Dorothy retorna ao reino mágico de Oz, onde reencontra seus velhos amigos, o Leão, o Homem de Lata e o Espantalho, mas também novos amigos, numa nova aventura, desta vez para derrotar o Bufão, que aterroriza o lugar.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

06/10/2014

Lançado em 1939, O Mágico de Oz, de Victor Fleming, alçou Judy Garland ao estrelato e tornou-se um dos clássicos do cinema. Passados 75 anos, seu sucesso ainda se mantém, inspira artistas de várias áreas e ecoa em múltiplos derivados, como o recente blockbuster Oz: Mágico e Poderoso (2013), de Sam Raimi.
 
Agora é a vez de A Lenda de Oz (2013), adaptação de Will Finn e Dan St. Pierre da obra Dorothy of Oz, escrita por Roger S. Baum, bisneto do autor do conto original, L. Frank Baum. A história do regresso da menina do Kansas àquele mundo mágico foi transformada em animação, obviamente à espera do retorno, só que financeiro.
 
A trama, bem simplista por sinal, retrata como o Espantalho, já com um cérebro, utiliza uma máquina para trazer Dorothy de volta a Oz. Ele e seus amigos, o agora emotivo Homem de Lata – pois já tem um coração – e o Leão não mais Covarde, acreditam que só a garota pode salvar o reino do perigoso Bufão, irmão da terrível Bruxa Má do Oeste. Amaldiçoado por ela a permanecer eternamente com suas vestes de bobo da corte, o vilão também é maléfico ao decretar aos seus inimigos a existência como marionetes em seu palácio, igual ao que fez com Glinda, a Bruxa Boa do Sul.
 
Se em Kansas a garota enfrentava, junto aos tios, um implacável especulador imobiliário, na terra encantada ela se depara com a ira de alguém muito parecido. E para chegar à Cidade das Esmeraldas e derrotar o Bufão, ela conta com a ajuda de novos amigos. Desta vez, seus companheiros de estrada são uma coruja que não consegue voar, chamada Sabichão, o Marechal Mellow do País dos Doces, a Princesa de Porcelana e a árvore falante Tugg.
 
Remetendo a elementos usados recentemente em Rio (2011) e Detona Ralph (2012), o roteiro de Randi Barnes e Adam Balsam é relapso quanto à construção de personagens e nem se detém em um melhor tratamento da trama. Tecnicamente, a animação também carece de mais apuro. Se poucos detalhes são bem desenvolvidos, a exemplo da textura da árvore, o visual e caracterização soam artificiais na maior parte do tempo.
 
Com vozes originais de Lea Michelle, da série Glee (2009-), como Dorothy, e outros nomes famosos como Dan Aykroyd, James Belushi, Kelsey Grammer, Martin Short, Oliver Platt e Hugh Dancy, a produção chega ao Brasil apenas com cópias dubladas. Aqui, Rodrigo Lombardi imprime na medida o tom de vilania na voz de Bufão, enquanto a cantora teen Manu Gavassi dubla a protagonista. Um problema é a qualidade das músicas, em nada marcantes.
Se a história, o visual e as canções são esquecíveis passada a exibição, Will Finn – diretor de Nem Que a Vaca Tussa (2004) – e Dan St. Pierre – responsável por O Pequeno Herói (2006) – cumprem o básico ao trazer uma distração que diverte as crianças, especialmente as menores. E a ocasião também favorece que a animação, que teria como destino mais certo ir direto para DVD, seja lançada nos cinemas em 3D em pleno final de semana do Dia das Crianças.

Nayara Reynaud


Trailer


Comente
Comentários:
  • 10/01/2015 - 17h32 - Por joseane araújo silva oi este filme e muito dirvedido minha filha sara emanuelly gosta muito tomara que venha outro filme a assim. ps: a lenda oz o retorno de doroti e legal. bjsssssssssssss.............
  • 01/07/2015 - 16h29 - Por matheus henrique o filme e bom mais so tem começo na tem final
Deixe seu comentário:

Imagem de segurança