Peter Pan - De Volta à Terra do Nunca

Ficha técnica

  • Nome: Peter Pan - De Volta à Terra do Nunca
  • Nome Original: Peter Pan - Return to Neverland
  • Cor filmagem: Colorida
  • Origem: EUA
  • Ano de produção: 2002
  • Gênero: Animação
  • Duração: 72 min
  • Classificação: Livre
  • Direção: Robin Budd, Donovan Cook
  • Elenco:

Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 2 votos

Vote aqui


País


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

05/03/2003

"Gancho nunca vencerá enquanto houver fé, confiança e pó mágico". Peter Pan, o clássico de 1953, inspirado na peça teatral do inglês Sir J. M. Barrie, se beneficia dos avanços tecnológicos para contar mais uma aventura do líder dos meninos perdidos. Incontestável habitante do imaginário infantil, o personagem resgata a inocência e a irreverência para ajudar a pequena Jane, filha de Wendy, a voltar pra casa, mas não sem antes atormentar Capitão Gancho, Sr. Smee e os marujos.

Ambientada durante a II Guerra Mundial, a fita apresenta os créditos inicias sobre imagens de nuvens no céu londrino. De seu navio voador, Gancho retorna à capital inglesa para capturar Wendy e, dessa forma, forçar Peter Pan a devolver o ouro que roubou para brincar de caça ao tesouro. Wendy, porém, não é mais uma criança e quem é raptada em seu lugar é a filha Jane, uma menina de 12 anos, endurecida depois que o pai foi convocado para lutar. Na Terra do Nunca, a garota terá de lidar com a infantilidade dos meninos perdidos e com o ciúme da fada Sininho e ainda, de quebra, salvar a pele de Peter Pan das garras do malvado Gancho.

Na Terra do Nunca, nem tudo continua como sempre. O crocodilo tique-taque foi substituído por um personagem muito mais simpático e também bem mais opulento: um polvo gigante que recria o barulho do relógio que tanto irrita Gancho através de suas ventosas. Em época de emancipação, a figura feminina perde o caráter protetor para abraçar a igualdade entre homens e mulheres, aqui no caso, meninos e meninas. Jane não preenche a lacuna onde deveriam estar as mães dos garotos. Ela é vista como uma deles, "a primeira garota perdida".

Para os pais, Peter Pan - De Volta à Terra do Nunca ensina que as pressões depositadas nas crianças trazem sérios problemas de comportamento. Jane transforma-se em uma pequena adulta depois que o pai, antes de partir para a guerra, lhe diz: "Eu preciso de você aqui para cuidar de sua mãe e do Denny [irmão caçula da menina]." Para a criançada, o menu oferece momentos bem divertidos que envolvem tanto as trapalhadas de Gancho quanto as dos meninos perdidos, além de longos vôos e pactos de cuspe.

Cineweb-29/3/2002

Luara Oliveira


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança