As hiper mulheres

Ficha tcnica


Avaliao do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


Pas


Sinopse

Para agradar sua mulher idosa, um homem pede que seja realizado um ritual antigo, no qual apenas as mulheres cantam. Porém, a mulher que sabe todas as canções está doente, o que coloca em risco o evento.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crtica Cineweb

05/06/2013

As hiper mulheres não é um filme fácil – e isso é um elogio. Numa época em que o cinema se faz na chave da banalidade, do superficial com cara de comédia tola de televisão, este longa desafia com uma história que pede atenção, mas também pode recompensar na mesma medida. Ele nos faz conhecer o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto do Xingu (MT). O filme gira em torno de um homem, que teme a morte de sua esposa idosa, e pede ao sobrinho que organize o ritual – teme que esta seja a última chance de a mulher cantar. Quando os preparativos começam, surge uma complicação: a única índia que sabe todas as canções está muito doente.
 
É essa tensão que alimenta o filme – a possibilidade ou não de realizar o ritual. Ao mesmo tempo, isso representa uma metáfora para as incertezas das tribos indígenas do Brasil, em tempos que parecem comunidades descartáveis. Dessa forma, As hiper mulheres surge também como um clamor por uma cultura ameaçada, na qual estão fincadas as raízes da identidade brasileira.
 
O longa surge de um encontro entre os Kuikuro e não-indígenas que buscam um diálogo entre as culturas, na sequência de curtas documentais - O Dia que a Lua Menstruou (2004) e O Cheiro do Pequi (2006) – dos mesmos realizadores. Aqui, a linguagem é experimental, mesclando documentário e ficção de maneira bastante orgânica. Muito de sua força está também no canto, nos rituais e tradições indígenas que são mostrados.
 
É preciso, enfim, entrar no filme e deixar se levar pelo seu tempo próprio de narrativa, suas lacunas e elipses. E poder descobrir uma cultura que é tão nossa, e, ao mesmo tempo, tão desconhecida, num filme que desafia gêneros e classificações.

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentrio:

Imagem de segurana