As Vantagens de Ser Invisível

As Vantagens de Ser Invisível

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 11 votos

Vote aqui


País


Sinopse

Mais do que um adolescente tímido, Charlie tem dificuldades de socialização. Ansioso em seu primeiro ano do colegial, tudo começa a mudar quando faz amizade com Patrick e Sam, um casal de irmãos mais velhos e ovelhas negras do colégio.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

15/10/2012

Adolescência é mais ou menos igual - só muda de endereço. A prova está em clássicos, como Juventude Transviada e o contestador If..., até os mais recentes, como os barra-pesada Aos treze e Preciosa, comédias como Meninas Malvadas ou o brasileiro O Diário de TatiAs vantagens de ser invisível está no meio-termo: não é tão dramático – embora melancólico – mas também não é bem uma comédia.
 
Escrito e dirigido por Stephen Chbosky – baseado no seu romance homônimo – o filme acompanha o amadurecimento de Charlie (Logan Lerman), adolescente solitário que enfrenta o traumático primeiro colegial. O começo do ano letivo é deprimente. Sem amigos e azucrinado pelos outros adolescentes, o protagonista só encontra algum apoio no professor de inglês (Paul Rudd), que lhe sugere romances para ler.
 
A surpresa vem quando se torna amigo do rebelde sem causa da escola, Patrick (Ezra Miller, de Precisamos falar sobre o Kevin), e da meia-irmã deste, Sam (Emma Watson, a Hermione da série Harry Potter). Por meio da dupla, irá conhecer outras pessoas, como Mary Elizabeth (Mae Whitman), uma punk budista. Finalmente, Charlie encontra a sua tribo.
 
Apesar do tema relativamente espinhoso, Chbosky trata com certa leveza questões como drogas, homossexualidade e depressão - até onde estas questões permitem. Charlie se apaixona por Sam, sem deixar de se envolver com Mary Elizabeth – e transformar tudo isso num problema maior do que geralmente é. Algo típico da adolescência.
 
Ainda assim, o diretor desvia da maioria dos clichês que assolam filmes protagonizados por atores dessa faixa etária. O mais bonito é que ele dá voz ao seu protagonista, ajudando-o a dimensionar os problemas – e há questões bem sérias no passado do rapaz – e a compreender que esta é uma fase difícil, à qual é possível sobreviver, desde que se esteja na companhia dos amigos certos.

Alysson Oliveira


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança