O Conde de Monte Cristo

Ficha técnica

  • Nome: O Conde de Monte Cristo
  • Nome Original: The Count of Monte Cristo
  • Cor filmagem: Colorida
  • Origem: EUA
  • Ano de produção: 2002
  • Gênero: Aventura
  • Duração: 131 min
  • Classificação: 12 anos
  • Direção:
  • Elenco:

Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


País


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

25/02/2003

A vingança é um prato que se come frio. Para políticos brasileiros caídos em desgraça, jogadores de futebol bichados ou empregados humilhados por chefes tiranos, não existe provérbio mais verdadeiro. Todos os injustiçados do mundo contam no relógio o tempo que falta para a revanche. Dar a outra face? Esqueça.

Alexandre Dumas, o pai, não podia ser mais maquiavélico na trama que preparou em seu popular romance O Conde de Monte Cristo, adaptado em nova versão para o cinema pelo roteirista Jay Wolpert. A história fala de injustiças, liberta o sentimento de vingança comum no ser humano, mas procura no final deter o ímpeto da mão vingadora com o apelo da razão.

A adaptação dirigida por Kevin Reynolds chega em alguns momentos a ficar muito próxima de uma sessão da tarde, mas consegue no final contar a história de uma forma razoavelmente honesta, com interpretações até convincentes. Com exceção de Guy Pearce, que exagera nas caras de mau no papel do vilão Fernand.

Jim Caviezel é Edmond Dantès, um marinheiro denunciado por traição. Ele esteve na ilha de Elba, onde Napoleão se encontrava exilado, e, ingenuamente, concordou em ser o portador de uma carta do monarca destronado para um colaborador em Marselha

A carta é descoberta pelo seu amigo de infância, Fernand, filho de um nobre, que inveja o amor de Edmond pela bela Mercedes (Dagmara Dominczyk). Com a ajuda de um promotor, Fernand arma uma cilada para o rapaz.

Enviado para o Castelo d´If, uma prisão temida pelos métodos cruéis de seus carcereiros, o marinheiro tem sua força quebrada a golpes de chicote. O jovem só pensa em um dia poder colocar em prática seus planos de vingança.

Em Marselha, a namorada recebe a falsa notícia de sua morte, criada por Fernand. Era o que faltava para que ela finalmente concordasse em se casar com o nobre. Na cadeia, os anos passam e embrutecem o marinheiro. A esperança ressurge quando um padre (Richard Harris), preso em outra cela, cava um túnel de fuga e, por engano, sai na cela de Edmond.

Cineweb-1/5/2002

Luiz Vita


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança