Para Roma com amor

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 21 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Sinopse

A americana Hayley tira férias em Roma e conhece Michelangelo. Apaixonam-se e os pais dela vêm conhecer a família italiana. Jerry, pai de Hayley, decide empresariar o pai de Michelangelo, tenor amador que só canta debaixo do chuveiro. Ao mesmo tempo, Jack, que mora com Sally em Roma, se apaixona por Monica, melhor amiga de sua namorada, que veio passar uns dias. E o pequeno executivo Leopoldo vive um turbilhão em sua vida quando se torna repentinamente uma celebridade.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Galeria de fotos


Crítica Cineweb

27/06/2012

Nesta fase globetrotter de sua maturidade, Woody Allen chega à Itália de seus sonhos e influências em Para Roma com Amor.
 
Nada existe a reclamar da beleza com que é fotografada a Cidade Eterna pelo iraniano Darius Khondji – que lembra o capricho dedicado a Barcelona pelo espanhol Javier Aguirresarobe em Vicky Cristina Barcelona. E, se é verdade que a comédia, fragmentada em diversas histórias paralelas, não tem a mesma unidade do encantador Meia-Noite em Paris, nem por isso deixa de preparar saborosos bocados, nem de mostrar que Allen continua a ter boas ideias e reflexões.
 
A melhor história inclui o próprio diretor atuando como Jerry, um produtor aposentado que vem a Roma com a mulher (Judy Davis) para conhecer Michelangelo (Flavio Parenti), o noivo italiano de sua filha Hayley (Alison Pill).
Visitando a casa dos futuros sogros da filha, Jerry ouve Giancarlo (Fabio Armiliato), o pai de Michelangelo, cantando no chuveiro. Ele tem uma extraordinária voz de tenor e, a partir daí, a obsessão de Jerry é fazer com que o homem, que é agente funerário, se torne cantor. O problema: Giancarlo só canta bem sob o chuveiro, o que leva a um arranjo bem original na realização de suas apresentações.
 
Um comentário ferino sobre a modernidade está contido na história de Leopoldo (Roberto Benigni), um modesto executivo que do dia para a noite, sem qualquer razão, é transformado em celebridade. Ele não pode sair de casa sem ser cercado por repórteres que querem saber todas as trivialidades de seu dia a dia, desde o que comeu no café da manhã a que tipo de cueca prefere.
 
O melhor nesta parte é o quanto Benigni usa o seu conhecido histrionismo a serviço deste personagem, que vai da perplexidade à decepção com a fama momentânea.
 
Estrela absoluta em Vicky Cristina Barcelona, que lhe deu o Oscar de coadjuvante há quatro anos, a espanhola Penélope Cruz tem uma participação deliciosa como Anna, uma sensual prostituta que entra por engano no quarto de um recém-casado interiorano, Antonio (Alessandro Tiberi), cuja mulher, Milly (Alessandra Mastronardi) saiu e se perdeu nas ruas de Roma. A história deste casal e da noiva perdida, aliás, homenageia o enredo do filme Abismo de um Sonho (1952), de Federico Fellini, um dos cineastas de devoção de Allen.
 
Jesse Eisenberg (A Rede Social) encarna Jack, um jovem americano em Roma que se vê envolvido num imbróglio romântico. Ele mora com Sally (Greta Gerwig) e se apaixona por Monica (Elle Page), amiga da namorada que vem passar uns dias na casa deles.
 
Alec Baldwin interpreta o personagem mais misterioso, o arquiteto John – mas que, em muitos momentos, vai atuar mais como anjo da guarda de Jack do que como pessoa real. É a fantasia à moda Woody Allen.

Neusa Barbosa


Trailer


Comente
Comentários:
  • 02/07/2012 - 20h20 - Por Antonio Mesquita Neusa.
    Eu entendi o personagem de Alec Baldwin, John, como o próprio Jack. Pra mim ele senta naquele banco e lembra do período que ali morou quando jovem.
    De resto o filme é delicioso como todo Wood Allen. Ótima fotografia, ótimos atores, ótima trilha sonora e histórias divertidas, satíricas e críticas comportamentais.
  • 02/07/2012 - 21h08 - Por Neusa Barbosa Olá Antonio:
    Realmente, vc pode interpretar assim o personagem do Baldwin - tipo "eu sou você amanhã".
    No mais, é um filme bem simpático e bom de ver.
    abs
    Neusa
Deixe seu comentário:

Imagem de segurança