Amor e Dor

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 5 votos

Vote aqui


País


Sinopse

Hua é uma estudante chinesa vivendo na França. Ela se apaixona por um jovem que trabalha como montador numa feira. Não demora muito, e a relação se torna doentia e ela cogita voltar para China.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

02/05/2012

O título do drama sino-francês não deixa dúvidas sobre o que é o filme de Lou Ye, que estreou numa mostra paralela do Festival de Veneza de 2011. Amor e Dor fala de pessoas apaixonadas e das aflições físicas e emocionais que o casal de protagonistas, Hua (Corinne Yam) e Mathieu (Tahar Rahim) enfrentam.
 
Há por trás da história de amor desencontrado um choque cultural – ela, chinesa, estudando na França, e ele, um operário francês . Hua é culta, frequenta a universidade, e tem dificuldade em lidar com os amigos broncos de Mathieu, especialmente com Giovanni (Jalil Lespert), com quem a relação fica cada vez mais tensa.
 
Hua é uma personagem interessante, perdida na França, e cuja vida parece sempre fora dos trilhos. Não há lugar onde a moça se sinta confortável, seja na França, ou em sua pátria, a China. As diferenças sócio-culturais ficam evidentes quando ela retorna para a Ásia.
 
Mathieu também é um personagem intrigante.  Parece não ter muito rumo na vida, é violento, mas também apaixonado. Ao mesmo tempo que machuca Hua – e também a deixa machucá-lo – tem um coração generoso e quer protegê-la.
 
Baseado num romance de sucesso na China, Amor e dor transita entre o romântico e o cruel, o trágico e o lúdico. Seus personagens ganham vida quando estão apaixonados, mas, estranhamente, esse é o mesmo estado que os consome e os levará à ruina. Porém, o diretor Lou Ye nem sempre consegue lidar com a dicotomia das situações e a complexidade dos personagens.

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança