Flor da neve e o leque secreto

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


País


Sinopse

Sophia e Nina são amigas inseparáveis quando garotas. Fazem planos, estudam, trabalham mas a vida acaba levando cada uma em uma direção. Na véspera de sua viagem para Nova York, Nina descobre que Sophia foi atropelada e está em coma. Entre suas coisas, um misterioso manuscrito conta a história de duas mulheres no século 19.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

18/04/2012

Flor de Neve e o leque secreto, dirigido por Wayne Wang, fala fundo sobre amizade e lealdade, substantivos que costumam andar juntos quando se encontram. Na milenar tradição oriental, ressalta o filme, esses laços atravessam os séculos e se eternizam, chegando aos dias atuais, na época da rapidez e dos relacionamentos virtuais, suportando todas as dificuldades e sobrevivendo aos mal-entendidos e desencontros.
 
Diretor do cult Cortina de fumaça, que codirigiu com o escritor Paul Auster, Wayne, nascido em Hong Kong, mergulha em suas raízes orientais para uma nova adaptação literária, desta vez o best-seller da americana Lisa See, Flor de neve e o leque secreto, que alterna passado e presente na vida de quatro mulheres, na China imperial e na contemporânea.
 
Sophia (Gianna Jun) e Nina (Li Bingbing) cresceram na Xangai moderna e se tornaram amigas inseparáveis. Nina é de família bem estruturada e Sophia, órfã de mãe, foi criada pela nova mulher de seu pai, com quem tem um relacionamento conflituoso. Das duas, Sophia aparenta ser a mais frágil e necessitada de cuidado especial. Nina decide estar sempre presente, mesmo que a amiga não solicite esse apoio abertamente.
 
Nem tudo saiu como o esperado. Nina se formou, obteve um bom emprego e está prestes a ser transferida para Nova York, seu grande sonho. Há tempos ela não recebe notícias da amiga, com quem teve alguns desentendimentos por conta de seu modo de vida. Na noite da festa de despedida de Nina, Sophia é atropelada e entra em coma. Do hospital chamam Nina, pois seu número foi o último discado pela moça pouco antes do acidente.
 
Nina sente-se culpada por não ter ouvido a chamada e desiste de partir para Nova York para ficar ao lado da amiga. No quarto do hospital, descobre na bolsa dela o manuscrito de um livro. Ao folheá-lo, lembra-se de uma história contada por Sophia sobre duas amigas – Lírio e Flor de Neve –, que viveram na China imperial, e que se parece muito com a delas próprias. Sucesso e fracasso parecem ter atravessado dois séculos e se instalado, como carma, na vida das duas.
 
No manuscrito de Sophia, duas mulheres são criadas desde crianças para se tornarem esposas exemplares em casamentos arranjados. Para tanto, seguindo uma tradição extremamente cruel com as mulheres, cresceram calçando minúsculos sapatos de madeira para manterem os pés pequenos, de agrado para os homens da época.
 
A experiência dolorosa serviu para que Lírio (também interpretada por Li Bingbing) arranjasse um pretendente rico, mas Flor de Neve (também Gianna Jun), não. Como compensação, Flor de Neve foi apresentada a Lírio e foi celebrado entre elas um contrato de amizade, chamado Laotong, tornando-as irmãs juramentadas. Aprenderam uma língua conhecida e praticada apenas pelas Laotong e passaram a comunicar-se pela escrita.
 
O filme alterna presente e passado e a vida das quatro personagens se confunde. Uma parece ser o espelho da outra, no sucesso e no fracasso. Também em comum, a amizade que as une e conforta nos momentos difíceis.
 
As idas e vindas no tempo não tornam a história cansativa e até lhe acrescentam novos elementos. Nos tempos atuais, o X-men Hugh Jackman aparece em poucas cenas no papel de namorado de Sophia, mas sua participação tem um significado importante na história, principalmente para Nina, que o via com outros olhos. 

Neusa Barbosa


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança