Benjamin é um jornalista que faz coberturas de situações radicais. Ele vai viver uma grande mudança quando sua mulher morre. Aí ele decide pegar os filhos e comprar um zoológico, ameaçado de fechamento.
15/12/2011
Matt Damon e Scarlett Johansson estrelam este drama, inspirado em fatos reais, sobre um jornalista que joga tudo para o alto e compra, com sua família a tiracolo, um zoológico falido. Permeado pelo humor espontâneo causado pela inabilidade do novo proprietário em recuperar do lugar, Compramos um Zoológico é um filme familiar com o objetivo claro de emocionar o espectador.
Embora existam grandes diferenças entre o roteiro e o livro homônimo do inglês Benjamin Mee, recém-lançado no Brasil (Objetiva), a essência dessa inusitada situação foi mantida, graças à colaboração do autor na adaptação. Mesmo assim, o bocado de auto-ajuda da obra, principalmente sobre como a compreensão sobre os animais pode ajudar em situações de perda, foi deixado de lado.
Na versão para as telas Mee (Matt Damon) é um jornalista que cobre situações-limite, como filmar o olho de furacões e enfrentar abelhas assassinas. No entanto, seu estilo de vida muda quando sua amada esposa Katherine (Stephanie Szostak) morre, deixando-o sozinho com seu problemático filho adolescente Dylan (Colin Ford) e a pequena Rosie (Maggie Jones).
Em busca de um novo rumo para a vida de sua família, Mee decide mudar-se. Numa atitude inusitada, em vez de ele comprar apenas uma casa, ele decide arrematar um zoológico inteiro. O lugar estava prestes a ser fechado e, se não fosse o esforço da cuidadora-chefe Kelly Foster (Scarlett Johansson) e sua equipe, os animais já teriam sido sacrificados.
Empolgado com a nova aventura e os olhos brilhantes de Rosie, o novo proprietário decide reabrir o lugar, para desespero de seu filho. A trama ganha, assim, linhas dramáticas claras: o sentimento de perda e o relacionamento daqueles que ficaram, a autoconfiança de lutar pelo que se quer e, claro, a possibilidade de um novo amor.
O diretor e co-roteirista Cameron Crowe (de Jerry Maguire – A Grande Virada) sabe como contar a uma história intimista. É dele também Quase Famosos, baseado em sua experiência como repórter, ainda adolescente, na revista Rolling Stone, quando acompanhou parte da turnê da banda Led Zeppelin.
O elenco, que ainda conta com a participação da jovem e excepcional Elle Fanning (
Super 8,
Um Lugar Qualquer), a boa mão de Crowe e a sensibilidade da narrativa fazem de
Compramos um Zoológico uma produção competente. Apesar do certo exagero que beira o piegas em uma série de diálogos, traz uma mensagem positiva de perseverança para quem quer se emocionar.
Rodrigo Zavala