Prova de artista

Ficha técnica

  • Nome: Prova de artista
  • Nome Original: Prova de artista
  • Cor filmagem: Colorida
  • Origem: Brasil
  • Ano de produção: 2011
  • Gênero: Documentário
  • Duração: 84 min
  • Classificação: Livre
  • Direção:
  • Elenco: José Joffily

Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 2 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Sinopse

Documentário acompanha o esforço de cinco jovens instrumentistas para obter vagas em orquestras de Minas Gerais e São Paulo.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

24/11/2011

Cinco instrumentistas disputam vagas em orquestras de São Paulo e Minas Gerais. Em comum, o fato de que são jovens e estão em busca de melhores chances. Senão da grande chance, num ambiente tão competitivo quanto o de qualquer tipo de esporte – e a maestria técnica que um violinista ou oboísta precisa dominar deve ser tão exímia quanto a de um atleta.
 
Prova de artista, do experiente José Joffily (Vocação do poder), segue a fagotista Catherine; os violinistas Byron (o único estrangeiro) e Rodrigo; o oboísta Ricardo; e o violista Rodney. E, reproduzindo na tela suas expectativas e angústias, humaniza os bastidores de uma profissão da qual ninguém espera menos do que a perfeição permanente.
 
Mantendo-se perto dos personagens em sua preparação para testes em orquestras como a OSESP paulista e a OFMG mineira, o filme revela a angustiante peculiaridade destas audições – nelas, o candidato deve executar trechos de peças – não a peça inteira – e procurar prever a disposição e preferência de seus examinadores, entre inúmeras outras regras ou suposições não escritas, mas ainda assim cruciais no entendimento de todos eles.
Um aspecto em primeiro plano é a alta dose de sacrifício pessoal requerido por quem pretende seguir esta profissão. Família, namoradas e namorados, lazer, descanso, tudo isso fica em suspenso na véspera de um teste. O passado também conta: começar cedo é considerado essencial para quem pensa seriamente em tornar-se um solista.
 
As necessidades do cotidiano de pessoa normal que todos eles são se impõem, todavia. Rodrigo deve fazer bicos em casamentos e desfiles de moda para ajudar no orçamento. Catherine se multiplica para atender à filha de poucos meses. O norte-americano Byron se endivida – calcula que já deve cerca de US$ 200.000,00 por conta de seus estudos – e sonha com um emprego numa orquestra brasileira para tentar virar o jogo.

Neusa Barbosa


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança