Enterrado vivo

Ficha técnica

  • Nome: Enterrado vivo
  • Nome Original: Buried2
  • Cor filmagem: Colorida
  • Origem: EUA
  • Ano de produção: 2010
  • Gênero: Suspense
  • Duração: 95 min
  • Classificação: 14 anos
  • Direção: Rodrigo Cortés
  • Elenco: Ryan Reynolds

Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 13 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Sinopse

Um civil americano se encontra enterrado num caixão no Iraque, onde foi trabalhar. Ao seu lado, encontra um celular e recebe ligação de seu sequestrador, que faz exigências absurdas. O rapaz tenta entrar em contato com a família e o governo de seu país para o ajudar.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

03/12/2010

“Você precisa de US$ 1 milhão de dólares até as 21h de hoje, ou será deixado para morrer nesse caixão”. O ultimato dado ao motorista de caminhão Paul Conroy (Ryan Reynolds, de A Proposta), em Enterrado Vivo, já diz bastante sobre o que esperar desta produção, em que tensão, suspense e até críticas à guerra ao terror, empreendida pelos Estados Unidos no Iraque, são a tônica desta claustrofóbica experiência. 
 
Já nos créditos iniciais, o desconforto é imediato . Como o título indica, Paul foi enterrado vivo. Dentro do caixão, com pouco oxigênio, e munido apenas de um isqueiro e um celular, não entende o que está acontecendo.
 
A partir dos telefonemas aterrorizados que passa a dar, o público percebe o motivo do infortúnio: contratado como motorista de uma empresa americana no Iraque, o comboio de Paul foi atacado por terroristas, que o fizeram refém em um sequestro. O grupo rebelde, contrário à invasão dos EUA ao seu país, exige um resgate de US$ 5 milhões para deixá-lo partir – valor que sofre um desconto, quando o terrorista Jabir percebe que não há como pagar.
 
Para quem ligar? O governo irá liberar a quantia? As agências de inteligência americanas aceitarão negociar com terroristas? O exército conseguirá encontrá-lo com vida? Ele deve gastar o pouco de bateria para se despedir de seus filhos e esposa? Esses são apenas alguns questionamentos desesperados do protagonista.
 
O filme do diretor espanhol Rodrigo Cortés é cruel com Paul. O protagonista não sofre apenas com sua ingrata situação, mas, sim, com a falta de esperança ao final de cada ligação. Ryan Reynolds, mais conhecido por filmes de ação (ele é o novo Lanterna Verde) e comédias românticas, consegue dar fôlego ao filme, a partir de uma performance inspirada.  
 
O ator está sozinho em cena por mais de uma hora e meia de projeção, obrigado a carregar o filme nas costas. Assim, qualquer interpretação menos vigorosa seria sinônimo de catástrofe.
 
Causou surpresa, no entanto, que Enterrado Vivo tenha levado o prêmio de melhor roteiro original pela National Board of Review, antiga associação de críticos e formadores de opinião nos EUA, levando a melhor frente a A Origem (de Christopher Nolan). Há quem acredite que a premiação, que consagrou este ano A Rede Social, de David Fincher, (melhor filme, diretor e ator), é um prenúncio do Oscar. Mas a história mostra, e as indicações de um e de outro confirmam, que isso nem sempre acontece. 

Rodrigo Zavala


Trailer


Comente
Comentários:
  • 11/12/2010 - 00h17 - Por critico de cinema Pior filme da historia da humanidade, nao percam seu tempo para ver, no final ele morre, e tambem so aparece dentro do caixao e nao sai disso e nem mostra outros atores, so falacao, e nao mostra nem como entrou la dentro e nem mostra acoes de pessoas querendo tirar ele. pior filme. tem que sair de cartaz rapido nao ficar mais um dia se quer no cinema
  • 11/12/2010 - 17h33 - Por Luiz Teodoro Adorei o filme!! Passei o tempo todo, cerca de hora e meia, me segurando na cadeira em razão do suspense e torcendo para a libertação de Paul. O final não é o desejado/esperado por todos que torceram por ele...mas..vale lembrar que a realidade nem sempre é se molda as nossas idealizações cor de rosa.

    Nao me lembro de ter visto outro filme com orçamento tão enxuto. Genial a idéia do roteiro, realizado brilhantemente pelo diretor com uma interpretação vigorosa do ator. Tiraram brilhantemente, leite de pedra

    Quem está acostumado com pirotecnias tecnológicas, locações manjadas....formulazinhas surradas e previsíveis....dificilmente gostará desse filme.
  • 08/03/2011 - 19h41 - Por ANDERSON UM FILME LEGAL,O FINAL NAO E O ESPERADO MAIS O FILME E BASEADO EM FATOS REAIS,ENTAO TA BOM ASSIM MESMO.
  • 20/08/2011 - 15h42 - Por Luciana O filme é ótimo,fiquei muito triste pelo final,por saber que isso é ral,quantas pessoas não são enterradas vivas e ninguem nem sabe,poucas vezes a familia,porque ninguem se importa com um simples desconhecido,fiquei muito triste quantos Paul Conroy não existem por ai,a realidade é lamentavel.ssar
Deixe seu comentário:

Imagem de segurança