O último mestre do ar

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 37 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Sinopse

O equilíbrio entre as Nações do Fogo, Água, Ar e Terra foi rompido desde o desaparecimento do Avatar, que controla todos os elementos e mantém ligação com o mundo espiritual. Ele reaparece, mas na forma de um menino, que precisa completar seu treinamento e deter as guerras entre as nações.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

13/08/2010

Quando o diretor M. Night Shyamalan renovou o thriller de suspense com o vigoroso O Sexto Sentido (1999), foi cotado instantaneamente como um dos maiores nomes de Hollywood. A história do menino que via pessoas mortas e seu psicólogo faturou mais de 670 milhões de dólares pelo mundo e consagrou um cineasta que até então havia assinado um par de filmes, sem qualquer destaque ou relevância.

Passado mais de dez anos desde seu êxito, Shyamalan não conseguiu mais do que frustrar as expectativas da crítica e do público, com uma série de produções mal ajambradas e pretensiosas. Sinais, Corpo Fechado, A Vila e Fim dos Tempos, para lembrar apenas de algumas, colocaram em xeque a competência do diretor, deixando no ar uma pergunta: como é que pode?

Mesmo assim, com o resquício de popularidade que ainda conserva, Shyamalan chega às telas com a primeira parte de O Último Mestre do Ar. Baseado em um desenho de sucesso do canal de TV Nickelodeon (no Brasil, sua audiência só perdia para Bob Esponja), trata-se de uma mescla de culturas orientais e ocidentais, em estilo anime, que conta a história de povos em busca de sua liberdade.
 
Para quem não acompanhou a animação, o enredo pode parecer um tanto confuso. Em um mundo fictício, os povos são divididos em diferentes nações e seus poderes sobrenaturais: Fogo, Água, Ar e Terra. Cada um desses povos consegue manipular os elementos correspondentes ao nome que levam. O equilíbrio entre os reinos é mantido pela atuação de um Avatar (nome original da série, mudado para não confundir com o filme homônimo de James Cameron). Único a dominar todos os elementos, ele mantém uma ligação com o mundo espiritual que garante a ordem natural no planeta.

No entanto, por algum motivo misterioso, o Avatar desapareceu e começam as guerras. A Nação do Fogo passa a invadir as outras e quebrar a harmonia.
 
O Avatar, Aang (Noah Ringer) reaparece na forma de um menino, que ainda não completou seu treinamento, porque permaneceu adormecido por 100 anos. Ele precisará da ajuda de Katara (Nicola Peltz, de Um Natal Brilhante) e de Sokka (Jackson Rathbone, o Jasper da franquia Crepúsculo), habitantes da Nação da Água, para desenvolver plenamente seus poderes. A trajetória do heroi, enfim. 

Como a fiel adaptação feita por Shyamalan ambiciona ser uma franquia, a história não acaba ao final da projeção, quando já se projeta uma continuação. O grande problema é que, diferentemente de produções como O Senhor dos Anéis, o diretor não gravou de uma só vez a continuação e corre o risco de sequer poder apresentar um segundo filme, visto o fracasso desta produção, que amarga prejuízos. 
 
De fato, o filme está longe de ser considerado um grande épico infantil. Com ritmo lento, cenas mal coreografadas, fracas atuações – como a de Dev Patel, o protagonista de Quem quer ser um Milionário – e trama confusa, pouco se salva desta produção, além da mensagem clara de que a intolerância é intolerável não só para as vítimas.

Curiosamente, Shyamalan mais uma vez idealizou um filme graças às opiniões de seu filho, fã do desenho, tal como ocorreu com o repreensível A Dama na Água. E errou. Resta saber se o diretor conseguirá sair desse limbo em que ele mesmo se colocou e voltar a ter alguma credibilidade com seu público.

Rodrigo Zavala


Trailer


Comente
Comentários:
  • 20/08/2010 - 03h19 - Por Josiel Silva O que leva um cineasta que faturou 670 BILHÕES de dólares com um único filme ainda está na ativa?

    Brincadeira à parte eu sei que quem escreveu se enganou e se referia a milhões mesmo, o que já é muita coisa.
  • 20/08/2010 - 10h21 - Por João Paulo Apesar de todos os pontos negativos que você levantou no The Last Airbender eu irei ver com muita empolgação... Primeiro por que sou fã de carteirinha desse desenho e conheço bem a história original, segundo por que quase TODOS os filmes que você falou no seu texto são legais e valeram a pena assistir e terceiro por que críticar um filme baseado no que você gosta é muito relativo... Se o filme não vendeu o que se esperava nos EUA e na Europa é porque não tem um cara com a bandeira ou 90% das cenas gravadas nos seus países...
  • 20/08/2010 - 11h18 - Por Thiago 670 bilhões?????????????
  • 20/08/2010 - 14h09 - Por William Diferente do querido Rodrgo Zavala, eu achei o filme bem legal principalmente para que (assim como eu) é fã do desenho, logicamente que o diretor M. Night Shyamalan viaja em quase todas as suas produções, pois o sucesso Sexto Sentido, que deu fama ao mesmo foi bastante elogiado, e particulamente eu adorei a Vila (muito inteligente diga-se de passagem).
    Mais o M. Night Shyamalan realmente deixou um pouco a desejar no desenvoulvimento dos persanagens espero que nos proximos (caso ele filme) ele possa melhorar isso pois a idéia do desenho tem tudo para ser um Blockbuster.
  • 20/08/2010 - 16h41 - Por Neusa Barbosa Oi, os leitores têm razão - "O sexto sentido" faturou 670 milhões. Ainda assim, é muito dinheiro!
    Desculpem nossa falha.
    abs

    Neusa
  • 21/08/2010 - 00h29 - Por Carlos Beah Eu lí a critica do filme antes de assisti-lo , e fiquei preocupado achando que ficaria desapontado. Felizmente gostei muito do filme , é muito fiel ao desenho e ao roteiro da história . Achei as cenas muito bem feitas e uma fotografia belissíma. Fiquei empolgado com as cenas sim, e não um filme com pouca emoção. Não entendo qual o problema do crítico com o diretor , pois gostei muito dos filmes como "Sinais" "A Vila" "Corpo Fechado" e não concordo com a opinião do Rodrigo Zavala, que parece revoltado e pouco conhecedor do que escreve. Certos filmes são feitos para fãs e as vezes arrebatam multidões aos cinemas, creio que será o caso deste, pois o cinema esteve cheio em todas as sessões. Só sinto dele não poder ter o título de Avatar, porque seria um sucesso ainda maior ele é o verdadeiro Avatar.
  • 24/08/2010 - 02h19 - Por Felipe Placido Eu assisti o filme na estréia é achei muito BOM!
    Ele é fiel ao anime, o que para mim é muito importante.
    As cenas de ação e efeitos especiais são D !
    Para mim, o que faltou fou mais uns 45 min de filme para trablhar melhor a história, principalmente para aqueles que não nunca viram o anime. Contudo, o filme, para queles que viram o anime é ótimo e para queles que não viram é BOM!

    Nota 9

    Recomendo 3D, valoriza ainda mais os efeitos especiais.

    Amo cinema!
  • 24/08/2010 - 15h53 - Por Brunno Achei o filme muito bom com efeitos especiais impressionantes e bem colocados, mesmo eu não sendo fã do desenho logo me envolvi com a estória (que não é nada difícil entender). Garanto que quem for assistir não vai se decepcionar!
  • 25/08/2010 - 12h12 - Por Roger Olha...normalmente eu não comento criticas..
    mas depois dessa sou realmente obrigado a comentar...

    Primeiro eh claro depois do incrivel 6º sentido é dificil superar, concordo que ele tenha feito filmes medianos, mas não decepcionantes...

    E outra, o filme é muito facil de entender a trama e se envolver... diferentemente de senhor dos anéis e narnia é um filme bem mais divertido e emocionante, as cenas a cenografia e a música deixam você bem envolvido na trama...

    Agora como você disse devia ter sido filmado todos juntos, pois dependendo do sucesso que não foi muito dificilmente terá a continuação ... uma pena..
  • 01/09/2010 - 07h10 - Por Tatiana Não conhecia o desenho, mas assisti o filme e consegui me apaixonar pela história... A única coisa que não gostei foi quando acabou... Quase gritei de raiva, queria mais....
  • 02/09/2010 - 22h21 - Por robert concordo. poderia ser melhor as coreografias e tal mas memso assim pra kem conhece o anime é muito bom, para quem não conhece alguns minutos a teriam ajudado a entender a trama, mas memso assim gostei e torço pea sair a trilogia..
  • 30/10/2010 - 11h25 - Por Roberta Cordeiro Amo o M. Night Shyamalan! Todos os filmes citados eu amei, o que menos gostei foi Fim dos Tempos, mas tirando isso, adoro tudo. Eu assisti por algumas vezes o desenho e não entendia nada, só fui entender com o filme rs. Adorei o filme e venhamos e convenhamos, hoje em Hollywood ninguém tem surpreendido muito, e com o M. Night você sempre tem a certeza de que será surpreendido, afinal nos filmes dele nada é o que parece, e eu amo isso!!!
  • 17/01/2011 - 11h42 - Por Bianca Eu não assisti ao desenho mais sim ao filme e achei uns dos melhores que assisti, em tudo, em efeitos especiais em movimentos das artes marciais que eu amo...Sinceramente eu achei nota 10... Bem melhor do que aquela merda de Crepusculo, Lua Nova, Eclipce e qual mais vier... Esse Filme é òtimo quem não assistiu assista que não vão se arrepender... não vejo a hora de assistir a 2º parte...!
  • 17/01/2011 - 11h45 - Por Bianca Macedo Esse Filme é 10000000000....

    Amei e não vejo a hora de assisti a 2ª parte

  • 21/01/2011 - 11h48 - Por Sam O Filme é maravilhoso!!!! tem que ter a continuação, senão vai ser muita sacanagem com o publico que assistiu o primeiro, pois ele não teve fim... eu fiquei louca a hora que eu vi que o filme tinha acabado na parte mais legal, eu quero MAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSS...
  • 27/01/2011 - 15h17 - Por Igor Petry Um dos melhores Filmes qe Já vi , Sou viciado em avatar, Eu assisti o desenho enteiro qe passava na globo TV Globinho . Eu assisti o filme adorei mas termino na metade do desenho , Esse filme está sem o Fim . Qero qe estréie o 2 . :D
  • 15/02/2011 - 15h26 - Por anna clara sales de souza eu adoro o filme e estou pensando em partisipar do ultimo mestre do ar 2!!kiss!kiss!
  • 03/03/2011 - 09h47 - Por flavio Vocês so sabem criticar, cada um faz sua critica, a minha é que O ULTIMO MESTRE DO AR foi um filme otimo pela historia que ele tem em geral...
  • 13/03/2011 - 11h46 - Por delano achei o filme muito bacana, espero ver o 2...só uma coisa que o filme deveria ter...o personagem principal ser um pouquinho mais expressivo...só isso....mas em geral...muito bom...flw
  • 15/04/2011 - 14h43 - Por Pedro Ramon é me parece que os críticos não tem a mesma visão que alguns fans do desenho AVATAR eu sou um fã do desenho e assisti o filme ontem 14.04.2011 e estou doido para ver a segunda parte mas pelo o que estou vendo tá dificil disso acontecer acho que nem todas as pessoas gostaram do filme tanto quanto eu. Pois estou procurando alguma coisa sobre a continuação do filme e só vejo críticas negativas na maioria dos casos, mas em particular esse forum me chamou atenção pois existe aqui algumas pessoas que gostaram do filme tanto quanto eu...

    Sds
    Pedro Ramon
  • 23/07/2011 - 17h46 - Por manoel valentim Me amarrei no filme. Foi surpreendente. não pensei que o filme fosse tão bom assim. Torço muito pra que filmem a 2º e 3º parte.Será que o filme fracassou tanto assim em termos de bilheteria?
  • 17/07/2012 - 23h22 - Por henrique eu acho que o filme é otimo pois o anime é um dos melhores e ao contrario de alguns eu acho bem interessante o produtor ter mudado a historia pois se o filme fosse igual ao anime iria ser meio chato, pois gente que ja tem de cor os capitulos como eu ja saberia o que esperar do filme. Mas o filme e surpreendente, nunca vi filme com efeitos especiais tão bem propostos e elaborados. Pena que o filme é meio curto, mas tirando isso o filme não deixa nem um pouco a desejar. Quem não assistiu eu recomendo se assistir e gostar reconhece um bom trabalho, mas quem assistir e critica quero ver fazer melhor pois assim pode criticar a vontade
  • 05/05/2013 - 18h38 - Por maxwellderossi muito zika gostei legal de amais zika de mais mesmo paresse de verdade quero q venha o 4
Deixe seu comentário:

Imagem de segurança