Em busca de uma nova chance

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 12 votos

Vote aqui


País


Sinopse

Casal perde filho adolescente em acidente de carro. Poucos meses depois, é procurado pela namorada do rapas que está grávida e não tem onde ficar. Eles a acolhem, mas cada um lida de uma forma com a situação.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

16/06/2010

O drama Em busca de uma nova chance tem em seu centro a dor incomensurável: um casal de pais chorando a perda de seu filho adolescente. Não bastasse isso, a namorada dele, que eles sequer conheciam, bate em sua porta, diz que está grávida e não tem para onde ir. Quando eles são obrigados a dar abrigo para a moça, a família, desestruturada, desmorona de vez.
 
É nessa linha, que parece saída de algum novelão mexicano, que segue o drama escrito e dirigido pela estreante Shana Feste. Não por acaso, o filme teve sua primeira exibição no Festival de Sundance do ano passado – uma espécie de “certificado de qualidade” dos filmes independentes. Esse selo de aprovação pode ser uma benção, ou, como no caso de Em busca de uma nova chance, uma maldição. A diretora segue a cartilha de instruções dos filmes ralos que tentam se passar por profundos, incluindo todos os seus cacoetes: família disfuncional, fotografia desfocada, trilha sonora indie, redenção, e por aí segue a lista que engessa o enredo.
 
Antes mesmo dos créditos iniciais, Bennett (Aaron Johnson, de Kick Ass – Quebrando tudo) morre num acidente de carro. Sua namorada, que estava ao seu lado, sofre apenas uma fratura no braço. Ela é Rose (Carey Mulligan, de Educação) que, meses depois do desastre, bate na porta dos ex-futuros sogros em busca de abrigo durante sua gravidez. O pai de Bennett, Allen (Pierce Brosnan, de O Escritor Fantasma), a acolhe de braços abertos, enquanto sua mulher, Grace (Susan Sarandon, de Um olhar do paraíso), tenta fingir que a garota não está lá.
 
Há também o filho caçula, Ryan (Johnny Simmons, de “Hotel para cachorros”), ex-dependente de drogas cuja existência se restringe a entregar amostras de urina para teste a cada duas semanas, para comprovar que continua ‘limpo’. Seus pais lhe dão pouca atenção. Quando ele começa a participar de um grupo de jovens que também choram a morte de um parente, é mais um motivo para a diretora injetar outra dose de melodrama e frases feitas, combinadas a psicologia rasa de livros de auto-ajuda.
 
Até o final da exibição, de pouco mais de uma hora e meia – parece bem mais longo – Feste vai tentar fazer o público rir, chorar, se emocionar. Mas ela nunca alcança o nível de dramas eficientes sobre o mesmo tema, como Laços de Ternura, de James L. Brooks, Gente como a gente, de Robert Redford, muito menos O quarto do filho, de Nanni Moretti. Em busca de uma nova chance é, no final das contas, um amontoado de clichês e personagens mal desenvolvidos.
 
Susan Sarandon, que já fez personagem bastante parecido com esse em Vida que segue e No vale das sombras (fora a avó que perde a neta em Um olhar do paraíso) é a única que consegue evitar boa parte das inconsistências de Grace – outras dependeriam de um novo encaminhamento da trama, e não da atriz. Sua personagem beira o patético, cuidando do motorista comatoso que dirigia o caminhão que matou seu filho. Ainda assim, a atriz consegue trazer dignidade para alguns momentos – mesmo quando na cena seguinte, a diretora leva o filme para o rumo de um melodrama barato.

Alysson Oliveira


Trailer


Comente
Comentários:
  • 15/07/2010 - 18h25 - Por Nathalia achei muiito bom o filme :D queria a trilha sonora dele ainda não sei quem são os cantores = /
  • 09/06/2011 - 21h09 - Por Maria Gostei do filme e não consigo descobrir o nome da música que toca quando eles estão indo para a praia. É uma música muito antiga eu ouvia ela nos anos 80 e gostaria mesmo de saber o nome dela, pois me traz ótimas lembranças. Obrigada
  • 31/08/2011 - 18h13 - Por Estelita Silverio Bom,amei o filme uma historia super comovente de superaçao, e como sempre Susan Sarandon nao deixou a desejar................

  • 02/11/2011 - 17h33 - Por andrea Gostei do filme e não consigo descobrir o nome da música que toca quando eles estão indo para a praia. É uma música muito antiga eu ouvia ela nos anos 80 e gostaria mesmo de saber o nome dela, pois me traz ótimas lembranças. Obrigada
  • 07/04/2017 - 18h58 - Por Gyll Para vc que queria saber nome da música do filme em busca de uma nova chance é Key Largo (Bertie Higgins)


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança