Brideshead - Desejo e Poder

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 2 votos

Vote aqui


País


Sinopse

Em seu primeiro dia em Oxford, Charles Ryder conhece Sebastian Flyte. Eles se tornam amigos. Mais tarde, os dois rapazes se envolvem num jogo amoroso. Mais tarde, Charles também conhece a irmã de seu amigo, Julia, e também flerta com ela, desafiando a rígida moral católica dos Flyte.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

26/03/2010

Brideshead – Desejo e Poder, baseado no romance do inglês Evelyn Waugh, é um filme de época, e essa informação pesa contra si. O diretor Julian Jarrold carrega o seu longa com o peso e a poeira do tempo, sem encontrar uma leveza e um diálogo entre passado e presente como conseguem outras obras do gênero, como Retorno a Howards End ou a recente versão de Orgulho e Preconceito.
 
Em sua essência, a obra de Waugh e o filme são sobre paixões e amores reprimidos e as oportunidades perdidas. Ao centro está Charles Ryder (Matthew Goode, de Direito de Amar), que se encanta com a família Flyte – especialmente os irmãos Julia (Hayley Atwell, de A Duquesa) e Sebastian (Ben Wishaw, de Trama Internacional), que ele conhece em Oxford. Ele acaba se envolvendo num jogo de sedução mútua com os dois.
 
A matriarca dos Flyte, Lady Marchmain (Emma Thompson, de Educação), não vê com bons olhos a amizade dos filhos com Ryder – mais pelo fato de ele não ter origem nobre do que por ele se declarar ateu. Supostamente, a família Flyte é ardorosamente católica, embora o pai (Michael Gambon, de O livro de Eli), more em Veneza com sua amante (Greta Scacchi).
 
O roteiro, assinado pelo diretor e Andrew Davis (Bridget Jones no limite da razão) e Jeremy Brock (O último rei da Escócia), deixa de lado quaisquer nuances que existem na obra original e investe no relacionamento de Ryder, primeiro com Sebastian, e, mais tarde, com Julia. O personagem central, em ambos os casos, parece ser movido mais por interesses do que amor ou mesmo paixao.
 
Já Lady Marchmain se transforma numa figura caricata e monstruosa, praticamente desprovida de traços de contradições humanas – tão bem exploradas no livro de Waugh. A sua devoção e fé transformam o catolicismo numa arma mortal em suas mãos. Jarrold, no entanto, parece confiar demais na força que o nome do autor traria ao seu filme, mas sem fazer justiça à obra-prima dele.

Alysson Oliveira


Trailer


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança