Entre Quatro Paredes

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


País


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

18/02/2003

Como lidar com a morte, ainda mais quando a pessoa em questão é seu próprio filho? Duas fitas respondem a essa pergunta de maneira oposta. Enquanto Entre Quatro Paredes, do estreante Todd Field, foca sua trama no caráter vingativo que uma tragédia como essa pode suscitar, o italiano O Quarto do Filho, de Nanni Moretti, prefere explorar a superação e o faz de maneira mais realista e humanizada.

Apesar das cinco indicações ao Oscar, incluindo a de melhor filme, a fita não reserva nada de excepcional, mas tem na direção e performances dos atores seus principais atrativos. Indicado a melhor ator, Tom Wilkinson (um dos desempregados-strippers de Tudo ou Nada) é extremamente convincente na pele do médico da pequena cidade de Camden, na costa do Maine. Ganhadora do Oscar, em 1980, por O Destino Mudou sua Vida, Sissy Spacek foi mais uma vez lembrada pela Academia pelo consistente papel da professora de canto que é, também, mãe superprotetora. Sem muitas palavras, a atriz transmite toda a carga emocional retida em uma mulher amarga que, após a morte do filho, suprime ainda mais os sentimentos.

O casal Matt e Ruth Fowler (Tom Wilkinson e Sissy Spacek) se vêem atormentados pelo relacionamento do filho Frank (Nick Stahl) com Natalie Strout (Marisa Tomei), mãe solteira de duas crianças e perseguida pelo ex-marido Richard (William Mapother). O rapaz se vê dividido entre a namorada e o curso de arquitetura mas uma fatalidade, envolvendo Richard, põe fim à sua vida.

Depois da morte de Frank, Matt e Ruth mergulham num turbilhão de problemas conjugais. Nesse momento, o filme nos presenteia com uma ácida e reveladora discussão entre o casal que envolve a impossibilidade de proteger os filhos contra tudo e a transferência da culpa de um para o outro. Para construir o caráter de cada uma das personagens, o diretor evoca os pequenos detalhes do cotidiano de suas personagens e, através de sua rotina, revela as diferentes perspectivas de cada um ao lidar com um tema tão espinhoso.

Cineweb-1/3/2002

Luara Oliveira


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança