Enigma

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

18/02/2003

Michael Apted, respeitado e mais conhecido como diretor de documentários, já havia demonstrado sensibilidade no longa de ficção Nell, que valeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz para Jodie Foster, em 1995. Mais uma vez, consegue um filme delicado, mesmo em se tratando de um thriller de guerra, nesta adaptação de Tom Stoppard (vencedor do Oscar com o roteiro de Shakespeare Apaixonado) para o romance de Robert Harris.

Tom Jericho (Dougray Scott), gênio da matemática, é convocado em março de 1943 pelo Serviço Secreto para liderar a equipe de elite dos decodificadores da Inglaterra. Sua responsabilidade é decifrar o funcionamento de Enigma, uma máquina de códigos ultrasofisticada utilizada pelos nazistas para enviar mensagens aos seus comandados.

Em meio a um colapso nervoso causado pelo desaparecimento de sua namorada, Claire (Saffron Burrows), Jericho vê-se encurralado pelo pouco tempo que tem para evitar uma tragédia. O desafio é conseguir decifrar o código e, assim, localizar os submarinos alemães à espreita de uma grande esquadra de navios da marinha mercante americana, que cruza o Atlântico para entregar armas e suprimentos aos britânicos.

A guerra e a tarefa dos agentes ingleses serve como pano de fundo para que o diretor vasculhe segredos da alma humana. Busca no drama pessoal a chave para explicar o clima de incertezas daquela época. Dougray Scott dá um tom desesperado ao seu personagem, que carrega a angústia de ter que conciliar a busca pela namorada e o cumprimento do dever. E, além do mais, ser seguido por um agente secreto que investiga vazamento de informações dentro de seu departamento, interpretado por Jeremy Northam.

A única pessoa com quem Jericho pode compartilhar dúvidas e esperanças é Hester (Kate Winslet), uma desglamurizada atendente de arquivo. Companheira de quarto de Claire, aos poucos, ela se envolve na investigação e descobre que é bem mais capaz do que pensava a princípio. E passa por uma grande transformação profissional, mas principalmente pessoal, ao deixar desabrochar uma sensualidade contida até então.

O desaparecimento de Claire atinge uma proporção maior do que a guerra para aquele pequeno grupo de pessoas. Seu charme se revela muito mais devastador do que os submarinos alemães. Vários homens têm, de uma maneira ou outra, um segredo em relação a ela. E enquanto a figura de Claire vai se distanciando de Jericho, mais ele se aproxima de Hester.

Apted consegue dosar ação de guerra, suspense e drama romântico como poucos diretores atuais. Sua falha, no entanto, foi escalar Jeremy Northan para um papel importante, que ele desempenha com o mais absoluto tédio. Em compensação, o público acompanha com Dougray Scott, ator formado nos palcos londrinos, uma aula de interpretação. Assim como com Kate Winslet, decididamente despida da personagem que interpretou em Titanic. Este filme marca a estréia de Mick Jagger como produtor de cinema.

Cineweb - 16/8/2002

Ana Vidotti


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança