Força Policial

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


País


Sinopse

Ray é um detetive da polícia de Nova York que investiga uma chacina na qual morreram vários colegas. As pistas conduzem a um esquema de corrupção dentro não só da corporação como de sua própria família.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

26/02/2009

Dois tipos de lealdade guiam os personagens de Força Policial: a familiar e a profissional. No terreno familiar, fica fácil de explicar – afinal, a história gira em torno de um clã de policiais de Nova York. Já no outro campo, a questão é mais complexa e obscura: afinal, nem todos estão jogando dentro da lei.

Ray Tierney (Edward Norton, de O Incrível Hulk) é um detetive afastado da ativa, resolvendo problemas pessoais. Poucos dias antes do Natal, porém, um grupo de policiais é assassinado numa aparente emboscada. O detetive veterano Francis Tierney Sr. (Jon Voight) quer o seu filho na investigação, que também envolve o primogênito, Francis Tierney (Noah Emmerich, de Celular).

Ray enfrentará um dilema sério ao descobrir que o marido de sua irmã, Jimmy Eagan (Colin Farrell, de Na Mira do Chefe), pode estar envolvido em corrupção. E o personagem fica dividido entre defender o Departamento de Polícia ou a família.

Dirigido por Gavin O’Connor (Tumbleweeds – Livre Para Amar) a partir de um roteiro dele e de Joe Carnahan (A Última Cartada), Força Policial sente o peso da poeira do tempo. Tivesse sido feito há algumas décadas ou se a trama fosse situada num passado mais distante, o filme talvez se sustentasse melhor. Diante de tudo o que o cinema americano avançou no gênero nos últimos tempos – especialmente em obras como Os Infiltrados e Os Donos da Noite (com o qual este filme tem muita semelhança) –, o trabalho parece ultrapassado.

A quantidade de clichês nos quais Força Policial se apoia e a direção pouco inspirada de O’Connor só servem para transformar o longa em remédio genérico, que mais parece um piloto de série de televisão. Nem bons atores, como Norton e Farrell, conseguem superar as limitações do roteiro.

Para não ficar apenas no filme policial padrão, Força Policial tenta delinear a vida familiar dos Tierney. Como a ação se situa na época de Natal, assiste-se a diversas cenas familiares e à agonia da mulher de Francis Jr, uma paciente com câncer terminal, vivida por Jennifer Ehle (Possessão). Mas, no fundo, esses pequenos dramas pessoais não são bem amarrados com a questão central do filme. Eles deveriam adicionar novas camadas sobre os personagens e seus dilemas, mas acabam se prestando apenas para esticar a história.

Depois de mais de duas horas de pancadaria, sangue e palavrões, Força Policial chega exatamente aonde parecia apontar desde o início, com pouca criatividade e empolgação. O resultado é um filme que não consegue dizer nada tão complexo como pretendia.

Alysson Oliveira


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança