Orquestra dos Meninos

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 1 votos

Vote aqui


País


Sinopse

Baseado na história real de Mozart Vieira, o filme conta como o músico criou uma orquestra com adolescentes no interior de Pernambuco e como o sucesso dessa ação social despertou a fúria de poderosos políticos locais.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

06/11/2008

Baseado em uma história real, este novo filme do diretor Paulo Thiago (de O Vestido) leva às telas as duas décadas de dedicação e luta do músico Mozart Vieira. Vindo de uma família ligada à música, Vieira ficou conhecido por montar uma orquestra formada por adolescentes de baixa renda, em uma minúscula cidade da região agreste de Pernambuco.

Seu trabalho, que começou nos anos de 1980, consistia em ensinar os jovens a tocar música clássica, grande paixão de Mozart. Com o passar dos anos, a idéia se tornou uma ação social bem-sucedida, trazendo reconhecimento ao músico.

Segundo o próprio Mozart, sua fama começou a incomodar os políticos locais, que viram no rapaz uma ameaça política para a região. Assim, ele passou a sofrer uma sistemática perseguição, injusta, que culminou com uma mal-contada acusação de pedofilia, na década de 1990.

O filme de Paulo Thiago explora esses acontecimentos. Com base em pesquisas que consumiram quatro anos, o diretor e roteirista aproveita os elementos de drama e comédia da vida de Mozart. A produção tenta ser fiel aos fatos, sempre seguindo o ponto de vista do músico.

Como não há como saber o que realmente aconteceu e o que foi acrescentado por Thiago, apesar do auxílio de Mozart à produção, algumas questões ficam abertas. Como se procura abranger um período de tempo muito grande, 20 anos, alguns detalhes se perdem pelo caminho, dificultando a compreensão da história.

Outro ponto irregular é a performance do ator Murilo Rosa (de O Segredo), como o músico perseguido. Embora se esforce para criar seu personagem, o resultado mostra-se recorrentemente artificial, a começar pelo sotaque mal-ajambrado. Em entrevista à imprensa, surpreendentemente, o ator chegou a dizer que a importância da pronúncia era menor em sua preparação para o papel.

Filmado inteiramente no Estado de Sergipe, já que Mozart ainda enfrenta problemas em seu estado, o irregular Orquestra dos Meninos pode ser considerado como uma produção menor de Paulo Thiago. Entre acertos e erros, no entanto, a edificante história de Mozart tem elementos para cativar o espectador. Mais do que um filme, trata-se de uma homenagem ao músico.

Rodrigo Zavala


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança