O Banheiro do Papa

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


País


Sinopse

1988. Melo, cidadezinha uruguaia na fronteira com o Brasil, espera uma visita do Papa João Paulo II. Acreditando que os brasileiros virão em massa, os habitantes se endividam para preparar comida. Beto (César Trancoso) tem outra idéia: vai construir na frente de sua casa um banheiro pago para os peregrinos.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

13/03/2008

Co-dirigido e fotografado por César Charlone – celebrado diretor de fotografia de Cidade de Deus e O Jardineiro Fiel, um uruguaio há muito radicado no Brasil -, esta comédia dramática de acento político sutil recupera o desastre ocorrido na pequena cidade de Melo, no Uruguai, depois de uma visita do Papa João Paulo II, em 1988.

Os moradores da pequena cidade convenceram-se de que milhares de pessoas, especialmente brasileiros, cruzariam a fronteira para ouvir o papa. Assim, endividam-se, hipotecando casas, ou comprometendo-se com agiotas ou quem quer que lhes empreste dinheiro, para fazer montes de comida e vender aos visitantes.

Pequeno contrabandista que ganha a vida atravessando a fronteira brasileira em sua bicicleta, Beto (César Troncoso) tem uma idéia mais original: construir um banheiro diante de sua casa, cujo uso será cobrado aos peregrinos. Mas a realidade não se mostra generosa para estas pequenas pessoas.

Filmado em seis semanas no Uruguai, entre a cidade real de Melo e a capital Montevidéu, o filme nasceu de uma idéia original do co-diretor Enrique Fernandez, a partir de notícias de jornal sobre a visita do papa. Tem ritmo, fluência e deposita total confiança nestes personagens cheios de vitalidade, persistência e paixão.

Em 2007, O Banheiro do Papa venceu o prêmio de melhor filme para o júri da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Meses antes, foi exibido na seção Um Certo Olhar, do Festival de Cannes 2007, onde teve sua première mundial.

Neusa Barbosa


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança