O Preço da Coragem

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


País


Sinopse

Paquistão, janeiro de 2002. Chefe da sucursal asiática do jornal econômico "The Wall Street Journal", o jornalista Daniel Pearl sai para uma reportagem e desaparece nas mãos de terroristas. Sua mulher, Mariane, tenta salvar sua vida.


Extras

- Making of

- Comitê de Proteção a Jornalistas

- Informativo - Fundação Pearl com Christiane Amanpour


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

01/11/2007

Dirigido pelo inglês Michael Winterbottom, este drama coloca na tela a história do jornalista americano Daniel Pearl, chefe da sucursal do sul da Ásia do jornal econômico The Wall Street Journal, seqüestrado e decapitado por terroristas no Paquistão, em janeiro de 2002. Desta vez, Winterbottom, conhecido por filmes engajados, como Neste Mundo, partiu não de um roteiro original mas do livro de memórias da viúva de Pearl, a também jornalista francesa de origem cubana Mariane Pearl, que estava grávida de cinco meses quando o marido foi assassinado.

Com Angelina Jolie, de cabelos escuros e encaracolados e lentes escuras cobrindo os olhos verdes, no papel de Mariane, e o marido Brad Pitt como produtor, o filme tem tudo para atrair os holofotes. A causa é justa. Daniel Pearl (interpretado aqui por Dan Futterman) foi, afinal, a vítima desta injustificável e insana máquina terrorista que, até a época de sua morte, havia liqüidado cerca de 230 outros jornalistas na região. Sem o preparo de soldados e forçados a expor-se para conseguir suas matérias, estes profissionais têm sido alvos fáceis de terroristas assassinos.

Pearl havia saído com seu motorista habitual para uma reportagem. Desapareceu numa rua, depois de entrar num restaurante, atraído sem saber para uma armadilha. Não se sabe ao certo se o grupo que o capturou pretendia negociar sua soltura. Mas certamente contribuiu para sua bárbara execução o fato de que era judeu.

Angelina Jolie conduz uma interpretação que com certeza visa ao Oscar. É uma personagem incrível esta Mariane Pearl, de um controle e uma coragem inimagináveis na situação absurda em que foi colhida. No meio de uma gravidez, num país estranho e de situação política de difícil leitura, inclusive para autoridades locais como o oficial maior de segurança (Irrfan Khan), ela não desiste de procurar resgatar seu marido até a perda da última esperança. Mesmo sabendo-se o fim da história, o filme mantém seu interesse. Afinal, a guerra do Iraque e outras armadilhas continuam à espreita de vítimas.

Neusa Barbosa


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança