Invasão de Domicílio

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


País


Sinopse

Will (Jude Law) é um arquiteto morador de Londres, que está passando por uma renovação urbana. Ele tem problemas no casamento com Liv (Robin Wright Penn), que tem de cuidar todo o tempo da filha autista dos dois. Um dia, o prédio em que Will trabalha sofre um assalto e ele segue os ladrões. Tempos depois, aproxima-se da mãe de um dos assaltantes, uma imigrante bósnia (Juliette Binoche). Um novo relacionamento começa.


Extras

- Comentários em áudio do diretor Anthony Minghella

- Por trás das câmeras

- Cenas inéditas


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

10/05/2007

Um elenco europeu e norte-americano protagoniza este suspense dramático escrito e dirigido pelo inglês Anthony Minghella. Os destaques ficam por conta de Jude Law, Juliette Binoche e Robin Wright Penn.

Depois de três grandes produções (O Paciente Inglês, O Talentoso Ripley e Cold Mountain), baseadas em livros já publicados, o cineasta escreveu um roteiro original (o primeiro, desde seu filme de estréia Um Romance do Outro Mundo, de 1991), para uma produção em menor escala. A trama é bem mais intimista do que suas grandes produções de época.

Em Invasão de Domicílio, Minghella fala das vidas estagnadas e dos laços que se afrouxam com o tempo. Tudo isso tem como pano de fundo a Londres contemporânea, que se tornou um caldeirão cultural, cheio de referências e gente de todas as partes do mundo. Essa globalização, na verdade, afasta as pessoas, que enfrentam sérios problemas de comunicação em diversos níveis.

Londres é vista como uma cidade em processo de renovação arquitetônica. Nesse cenário, é apresentado o arquiteto Will (Jude Law), cujo escritório foi relocado para a região da estação King’s Cross, onde está sendo feita uma recuperação urbana. Ele é um sujeito absorvido em seu trabalho, que não tem tempo para mais ninguém. Sua mulher, Liv (Robin Wright Penn), está sempre distante, muito ocupada cuidando da filha Bea (Poppy Roger), que é autista. Essas figuras representam o isolamento e a falta de comunicação do mundo moderno.

Depois de uma invasão no seu prédio, o arquiteto persegue os ladrões e vai parar no apartamento onde mora o jovem Miro (Rafi Gavron), e sua mãe Amira (Juliette Binoche), uma refugiada bósnia. Amira é uma costureira e Will começa a levar-lhe peças para consertar, sem mencionar como chegou até ela. Ele também vasculha o apartamento e encontra no quarto do rapaz os equipamentos que lhe foram roubados.

Como a relação com sua mulher piora a cada dia, Will acaba se envolvendo com Amira, que sonha em voltar para Sarajevo, onde seu marido morreu. A partir daí, “Invasão de Domicílio” abre lentamente uma teia de relacionamentos e anseios, na qual emoções e ética assumem seus lugares.

Minghella revela um olhar generoso para essa Londres onde se misturam línguas e estilos arquitetônicos. As imagens do filme investigam a cidade com curiosidade e compaixão, sempre encantadas pelas diversas culturas que formam esse centro da Europa globalizada.

Alysson Oliveira


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança