Que fiz eu para merecer isso?

Ficha técnica

  • Nome: Que fiz eu para merecer isso?
  • Nome Original: ¿Qué he hecho yo para merecer esto!!
  • Cor filmagem: Colorida
  • Origem: Espanha
  • Ano de produção: 1984
  • Gênero: Comédia
  • Duração: 101 min
  • Classificação: Livre
  • Direção: Pedro Almodóvar
  • Elenco: Carmen Maura

Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


País


Sinopse

Gloria (Carmem Maura) é uma faxineira de Madri que trabalha para sustentar o marido e filhos problemáticos. Quando uma amante alemã de seu marido chega à Espanha, os problemas da mulher só aumentam.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

03/04/2006

Quem acompanha a filmografia de Pedro Almodóvar sempre teve curiosidade por algumas produções obscuras do início de sua carreira que nunca chegaram ao circuito brasileiro. Afinal, Pepi, Luci e as Outras (80), Labirinto de Paixões (82) e O que Fiz Eu Para Merecer Isto? (84) foram assistidas apenas por um grupo de cinéfilos em noites temáticas de cineclubes, ainda nos anos 80, ou então em algum especial sobre o diretor nos áureos tempos do canal a cabo Eurochannel.

A curiosidade tem fundamento. Recheados de energia anárquica e personagens marginais, estes filmes retratam o que havia - e possivelmente ainda há - de mais exagerado e grotesco na mente do então imaturo diretor. Por isso, quem assiste a essas produções, pode se questionar sobre a evolução, inclusive técnica, que marcaria sua obra futura, solidificando a ponte que o aproxima cada vez mais de Luis Buñuel.

Em O que Fiz Eu para Merecer Isto?, Almodóvar conta o cotidiano de Glória, uma faxineira de Madri, que mantém sua caótica família: o marido, Antônio, um taxista com saudades da época em que era chofer de uma cantora alemã, pela qual continua apaixonado; seus filhos, um traficante de heroína e outro que dorme com homens por dinheiro; e sua mãe, por último, que esconde comida e bebida para vender mais tarde para a própria família.

As coisas se complicam quando a antiga amante alemã volta à Espanha de visita. Somado à pavorosa vizinhança, Glória embarca em um espiral de situações depressivas, porém irreverentes para o espectador. Carmem Maura, que interpreta a protagonista, teria dito certa vez que não se conformava com os risadas do público, que tornava os personagens vítimas duplas: do escárnio da platéia e de suas próprias vidas.

As constatações da atriz apenas atestam o gosto de Almodóvar pelo profano, pelo melodrama colorido repleto de travestis, proxenetas, viciados, prostitutas, ninfomaníacas, famílias devastadas. Enfim, a falência da ordem social convencional ou tradicional. Isso é O que Fiz Eu Para Merecer Isto?. Isso é Almodóvar, apesar de suas mais recentes produções (genialidades narrativas e estéticas) dizerem o contrário.

Rodrigo Zavala


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança