Manual do Amor

Ficha técnica

  • Nome: Manual do Amor
  • Nome Original: Manuale d'amore
  • Cor filmagem: Colorida
  • Origem: Itália
  • Ano de produção: 2005
  • Gênero: Comédia romântica
  • Duração: 116 min
  • Classificação: 14 anos
  • Direção:
  • Elenco:

Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 1 votos

Vote aqui


País


Sinopse

Existe uma fórmula para se amar? Segundo esta comédia romântica italiana, o processo amoroso passa por quatro fases (a paixão, a crise, a traição e o abandono). Quatro histórias mostram personagens passando pelos mais variados problemas de cada etapa. Todos com um único objetivo: serem felizes.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

03/04/2006

Existe uma fórmula para se amar? Uma receita? É possível fazer um manual? Segundo a comédia romântica italiana Manual do Amor, existem quatro fases num relacionamento: a paixão, a crise, a traição e o abandono. O longa, dirigido por Giovanni Veronesi, acompanha jovens e adultos encontrando, perdendo ou reencontrando o amor nas mais diversas fases de sua vida.

A primeira parte é “A Paixão”, e mostra o jovem italiano Tommaso (Silvio Muccino, de Para Sempre em Minha Vida), que está em busca de um emprego e de uma namorada, quando por acaso conhece Giulia (Jasmine Trinca), um guia turística que nem se interessa por ele. Mas o rapaz comprova que a persistência pode trazer bons resultados. Quando finalmente ele a conquista, o tempo do episódio chegou ao final e entra em cena o drama de Barbara (Margherita Buy, de Um Amor Quase Perfeito) e Marco (Sergio Rubini).

Eles estão passando por sua primeira crise no casamento, depois de um longo relacionamento, e vêem num filho uma possibilidade de reatar os laços que se afrouxaram. Antes disso, tentarão os mais diversos estratagemas, como terapias, diálogos e brigas. Já o terceiro episódio mostra a guarda de trânsito Ornella (Luciana Littizzetto), que descobre que uma traição pode ser revigorante para um casamento. Depois de saber que o marido a traiu, ela declara guerra aos homens. Mas muda de idéia quando o vizinho charmoso começa a se interessar por ela.

O último episódio retrata o pediatra Goffredo (Carlo Verdone) aprendendo a lidar com o abandono. Sozinho, ele tenta encontrar um novo amor e acaba se envolvendo com sua secretária casada numa noite de muitas confusões. Nesse episódio, impera um tom mais melancólico, com o personagem em busca de se reencontrar na vida, de entender as complicações amorosas.

Manual do Amor é uma comédia leve e despretensiosa que agrada durante a maior parte do tempo. Os personagens são tipos bem humanos e é fácil se identificar com eles e seus dramas. Afinal, praticamente todo mundo já passou, ou vai passar, por essas fases do manual do amor.

Alysson Oliveira


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança