O Assassinato de Richard Nixon

Ficha técnica

  • Nome: O Assassinato de Richard Nixon
  • Nome Original: The Assassination of Richard Nixon
  • Cor filmagem: Colorida
  • Origem: EUA
  • Ano de produção: 2004
  • Gênero: Drama
  • Duração: 90 min
  • Classificação: Livre
  • Direção: Niels Mueller
  • Elenco: Sean Penn, Naomi Watts, Don Cheadle

Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


País


Sinopse

Samuel Bicke (Sean Penn) é um vendedor de móveis divorciado, que está fazendo de tudo para que a ex-mulher (Naomi Watts) o aceite de volta. Mas nada do que faz parece dar certo. Um dia, ele decide que é hora de punir o culpado por todos os males dos EUA e faz um plano para matar o então presidente, Richard Nixon.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

25/01/2006

O título do diretor Niels Muller é formulado para provocar a curiosidade do espectador, já que Richard Nixon, obrigado a renunciar à Presidência dos Estados Unidos por seu envolvimento no escândalo de Watergate, morreu de morte natural. O título remete, assim, ao que poderia ter acontecido se o plano arquitetado por Samuel J. Bicke tivesse dado certo.

Baseado em uma história real (que acaba fatalmente nos fazendo lembrar do atentado de 11 de setembro contra as torres gêmeas, em Nova York), o filme mostra a vida do vendedor de móveis Samuel Bicke (Sean Penn), separado da mulher, Marie (Naomi Watts), uma garçonete que serve mesas numa lanchonete para poder sustentar os filhos. Samuel é o que os americanos costumam chamar de loser, aquele tipo de fracassado que não consegue enriquecer ou dar uma vida decente para sua família.

O papel cai na medida para a interpretação de Penn. Não há como não se sentir incomodado – mas também apiedado –com a vida sofrida do vendedor, forçado por seu chefe a ser um vencedor. Vender uma simples mesa, mesmo que de forma desonesta, se transforma numa verdadeira prova de sobrevivência. E justo para Samuel, que sonha em ter o próprio negócio em parceria com um amigo, dono de uma pequena oficina mecânica (Don Cheadle), mas de forma honesta, como ele sempre faz questão de frisar.

A dura vida de Samuel, que ainda sonha em reatar com a mulher se conseguir provar que não é um perdedor nato, é acompanhada pelos depoimentos na TV do presidente Richard Nixon, envolvido até o último fio de cabelo na tentativa de espionagem da sede do Partido Democrata. Samuel sofre por ser honesto, Nixon paga o preço pela mentira. O cerco se fecha sobre Samuel e também sobre Nixon, com a abertura de um processo de impeachment. A deterioração do estado mental do vendedor se acentua com tal rapidez que ele passa a ver na eliminação do presidente sua própria redenção. Nixon não será assassinado, mas a obsessão de Samuel pelo crime o levará a um beco sem saída. O colapso físico e mental do personagem encontra em Penn seu mais perfeito intérprete.

Luiz Vita


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança