Cinema, Aspirinas e Urubus

Cinema, Aspirinas e Urubus

Ficha técnica


País


Sinopse

No sertão nordestino nos anos 40, às vésperas da entrada do Brasil na II Guerra Mundial, dividem a dura vida de vendedores itinerantes de aspirina o alemão Johann e o nordestino Ranulpho. Uma forte amizade forma-se entre o estrangeiro, que fugiu da guerra e vê o novo país com o maior otimismo, e o sofrido brasileiro ao seu lado, amargo diante de tudo que vê.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

08/11/2005

Em seu filme de estréia, o cineasta e roteirista pernambucano Marcelo Gomes buscou um cheiro de verdade. Baseado em relatos de seu tio-avô e contando com a parceria do amigo Karim Aïnouz (de Madame Satã), Gomes escreveu o roteiro de um saboroso e complexo filme de estrada, ambientado no sertão nordestino nos anos 40, às vésperas da entrada do Brasil na II Guerra Mundial. Num caminhão, dividem a dura vida de vendedores itinerantes de aspirina o alemão Johann (Peter Ketnath) e o nordestino Ranulpho (o ator baiano João Miguel). Um rico e curioso constraste forma-se entre o estrangeiro, que fugiu da guerra e vê o novo país com o maior otimismo, e o sofrido brasileiro ao seu lado, amargo diante de tudo à sua frente. Um contraste bem-humorado, vital, poderoso, que se desenvolve em pequenos detalhes e delineia um painel vivo do Brasil daqueles dias, onde se enxerga uma ponte para o presente.

O europeu branco e educado leva a bordo duas novidades: a aspirina, a última novidade médica naqueles dias, e o cinema, já que a propaganda da nova droga se faz mediante a exibição de filmetes publicitários em lonas penduradas em paredes junto a praças públicas. Um representante típico da civilização e da ciência européia num cenário despojado de tudo.

Como costuma acontecer aos forasteiros que desembarcam em terra estranha, há que contar com um guia versado nas artimanhas da sobrevivência, no talento para a negociação com uma realidade e uma gente que nunca funciona nem pensa em linha reta, como o germânico. Ranulpho é, portanto, de grande valia para abrir portas, falar a mesma língua que as comunidades, conseguir comida ou favores.

Dessa convivência às vezes tensa mas sempre transparente, nasce uma amizade serena – fundamental até para a sobrevivência de Johann num momento de doença causada pelo atrito com a terra tropical. Sem concessões fáceis nem mensagem edificante, traça-se a trajetória límpida deste filme aparentemente simples, mas tão carregado de significados que se expandem a cada novo olhar.

Com sua câmera na mão e fotografia ríspida, o filme revisita também o cenário favorito do Cinema Novo – o sertão - e atualiza a eterna discussão sobre a identidade brasileira. E vai além. Relativizando o lugar-comum que atribui superioridade aos europeus e com isso infla um crônico complexo de inferioridade nacional, a história traça paralelos entre a seca e a guerra como causadoras de desvios trágicos em vidas humanas. Sobra a visão humanista do mundo como um campo em que os homens são por princípio iguais e capazes de solidariedade e compreensão.

Fazendo sua primeira exibição pública dentro da prestigiada mostra Um Certo Olhar, dedicada aos novos cineastas no Festival de Cannes, Cinema, Aspirinas e Urubus colecionou elogios e iniciou sua trajetória de premiações. Lá na França, venceu um prêmio do Ministério da Educação que garantiu a exibição do DVD do filme para um milhão de estudantes de escolas francesas, a partir de janeiro de 2006. No Festival do Rio, levou o Prêmio Especial do Júri. Na Mostra BR – Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, venceu o prêmio de melhor longa de ficção e melhor ator (João Miguel) para o júri, além do de melhor filme brasileiro para a crítica.

Neusa Barbosa


Comente
Comentários:
  • 08/06/2010 - 17h15 - Por Cleusalwtsl Posso classificar este artigo como sendo uma resenha?
  • 09/06/2010 - 12h05 - Por Luiz Vita Esse texto é uma crítica sobre o filme. A diferença é que a resenha é apenas um texto que relata a história. A crítica vai além ao interpretar a obra.
Deixe seu comentário:

Imagem de segurança