A Luta Pela Esperança

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 2 votos

Vote aqui


País


Sinopse

Jim Braddock é um lutador de boxe que perdeu tudo com a crise de 29. Morando no porão de uma casa, ele vê numa volta ao boxe a chance de conseguir sustentar a sua família. A sua luta por conseguir sua sobrevivência acaba refletindo o sentimento de toda uma nação.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

06/09/2005

Tendo como base o cinema dos últimos anos, dois esportistas foram responsáveis por manter a chama da esperança acesa nos Estados Unidos da Grande Depressão: o azarão Seabiscuit e o pugilista Jim Braddock. O cavalo ganhou um filme bem mediano em 2002, que ainda assim fez sucesso e foi indicado a diversos prêmios, inclusive Oscar de melhor filme. Já o lutador foi melhor homenageado com A Luta Pela Esperança, que se consagra como um dos melhores filmes feitos no mainstream nos últimos anos. O filme do boxeador, além de ser mais bem escrito e dirigido, tem um protagonista que consegue falar.

Estrelado por Russell Crowe, dirigido por Ron Howard, com produção de Brian Glazer e roteiro de Akiva Goldsman (o mesmo time de Uma Mente Brilhante), o longa destaca-se não apenas pela história bem contada de um personagem real, mas que também nunca apela a excessos para fazer chorar - a emoção flui naturalmente.

O filme começa com a imagem congelada de um soco no rosto de um pugilista e a frase de um jornalista dizendo que nunca no boxe houve uma história como a de Braddock. E os filmes sobre boxe provam isso. Roward faz em A Luta Pela Esperança algumas das cenas mais sanguinolentas já vistas no gênero. A forma que ele leva sua câmera para dentro do ringue é da mais visceral possível. A última parte, que culmina na luta mais importante e dramática da carreira do esportista, é praticamente um outro filme dentro do longa.

O roteiro do premiado Goldsman (baseado numa tratamento prévio de Cliff Hollingsworth) é montado em paralelos, colocando lado a lado a carreira do pugilista e os problemas financeiros pelos quais sua família passava – refletindo assim o estado da nação nos idos dos anos 30. A duas linhas da história são amplamente ilustradas e atuadas por um elenco competente, que tem Renée Zellweger (Cold Mountain) e Paul Giamatti (Sideways) de cada lado.

A história de amor, e a homenagem à família, arma-se de forma convincente e comovente ao mostrar os sacrifícios que Braddock e sua mulher fizeram numa época em que fazer sacrifícios era a ordem do dia. Enquanto isso, existe a tentativa do pugilista voltar aos ringues e assim conseguir uma forma segura de sustentar a sua família. Para isso, aos poucos retoma o seu lugar no boxe, com a ajuda de seu treinador Joe Gould (Giamatti).

Com mais uma performance peso pesado e cheia de nuances, Crowe não deixa dúvidas de que, independente de como o rotulem, como mal humorado ou agressivo, é um dos atores mais completos da atualidade. O seu retrato de Braddock é complexo e com uma gama enorme de variações. Essa atuação hipnótica ganha ainda mais com a presença de Renée como a devotada esposa que prefere não ver as lutas do marido tamanha a sua aflição ao vê-lo sendo espancando num ringue. A atriz está em um de seus melhores momentos nesse longa.

A fotografia de Salvatore Totino (Um Domingo Qualquer) destaca tons de cinza e marrom criando um vasto mural da época da depressão, indo desde momentos mais intimistas até uma paisagem urbana tomada por multidões. Já na montagem de Mike Hill e Daniel P. Hanley (ambos de Uma Mente Brilhante) há um trabalho excepcional nas cenas de luta, nas quais alternam planos fechados com planos mais abertos, além da reação da platéia.

Com A Luta Pela Esperança, Howard fez o melhor filme de sua carreira. Existem diversas armadilhas em que ele poderia ter caído – muito sentimentalismo, muito patriotismo –, das quais o diretor de Seabiscuit – Alma de Herói não soube desviar. Por isso, o filme do boxeador é um dos pesos pesados na corrida pelo Oscar no próximo ano.

Alysson Oliveira


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança