O Lobo

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Sinopse

Nos anos 70, Txema (Eduardo Noriega) é contactado pela polícia para se infiltrar na ETA. Apesar de recusar no início, ele acaba aceitando quando recebe uma alta soma. Agora, conhecido como Lobo, ele tem uma vida dupla.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

23/06/2005

Depois do genial Bom Dia, Noite, do italiano Marco Bellocchio, todo filme sobre terroristas, grupos revolucionários e seus dilemas corre o risco de se tornar superficial demais, como o espanhol O LoboNovo).

Mesmo baseado numa história real, o longa de Courtois nunca rompe a barreira esquemática nem imprime emoção nos seus personagens e atos. Noriega é Txema, um rapaz de classe média que luta contra dificuldades financeiras para sustentar sua família. Ele é muito amigo de diversos membros da ETA. Um policial se aproxima do rapaz pedindo que ele se infiltre no grupo. Depois de uma dúvida inicial, ele acaba aceitando, após receber um cheque graúdo do serviço secreto, e adota o codinome Lobo.

Txema também se envolve amorosamente com Amaia (Melanie Doutey), que inocentemente acaba lhe fornecendo exatamente as informações que o serviço secreto queria. A tensão dentro do grupo começa a aumentar e Lobo já não sabe se consegue manter o seu esquema duplo.

Courtois tem boa mira em O Lobo. No entanto, acaba perdendo-se durante a execução. Muitas vezes, seus terroristas ganham ares glamourizados, deixando em segundo plano a figura humana e os conflitos daqueles que pegam em armas e explodem bombas pensando em mudar o país. Certamente é um assunto complexo demais para ser esgotado num filme, mas, a exemplo de Belocchio, o diretor espanhol poderia ter injetado um pouco mais de drama, ao invés de privilegiar o thriller político, que em muitas cenas se torna frouxo, como um simples bang-bang.

No ano passado, foi indicado a cinco prêmios Goya, ganhando nas categorias montagem e efeitos especiais. As outras indicações foram para ator principal (Noriega) atriz coadjuvante (Silvia Abascal) e diretor de produção.

Alysson Oliveira


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança