Djomeh

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


País


Sinopse

Jovem afegão pobre, Djomeh atravessa a fronteira e vai trabalhar no Irã. Apaixona-se por uma moça e quer casar-se. Ela e sua família resistem, por conta da modesta condição do jovem, que é leiteiro. Ele então pede a ajuda do patrão para vencer os obstáculos.


Nota Cineweb

PéssimoRuimRegularBomÓtimo


Crítica Cineweb

09/06/2005

Com a mesma sutileza e minimalismo característicos do cinema iraniano, este filme, vencedor do troféu Caméra d´Or no Festival de Cannes/2000, desenvolve-se em torno da figura de um jovem camponês, Djomeh (Jalil Nazari). Refugiado afegão no Irã, ele tem, no entanto, uma história diferente de imigração. Não veio para esse país por motivos políticos ou econômicos, como seus conterrâneos, e sim por causa de um incidente amoroso: em sua terra, envolveu-se com uma viúva, o que causou um pequeno escândalo e problemas para sua família.

Neste novo país, em que ele trabalha como leiteiro numa localidade rural, novamente ele enfrenta um impasse romântico. Apaixonou-se pela bela Setareh (Mahbobeb Kalili), a filha do comerciante local, mas sua modesta condição complica o projeto de casar com ela. Mas o persistente Djomeh não desiste. Agora, procura convencer seu patrão, o sr. Mahmoud (Mahmoud Behraznia) a interceder junto aos pais da moça ao seu favor.

Em torno dessa pequena mas fundamental intriga amorosa, colocam-se algumas outras questões. Como a rejeição do jovem afegão pelos iranianos, sua rivalidade com o primo que é seu guardião (Rashid Akbari) que, ironicamente, tem menos complacência com ele do que o patrão iraniano.

As longas conversas de Mahmoud e Djomeh, no carro em que ambos conduzem os latões do leite que entregam, são etapas do amadurecimento de uma incipiente amizade, que se constrói apesar das diferenças de idade e nacionalidade. É um argumento mínimo, como um conto. Mas tem seu encanto, embora seja bem mais modesto do que recentes exemplares do cinema iraniano.

Neusa Barbosa


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança