40 Dias e 40 Noites

Ficha técnica


Avaliação do leitor

PéssimoRuimRegularBomÓtimo 0 votos

Vote aqui


Locais de filmagem


Crítica Cineweb

03/02/2003

Os aficcionados pelo extinto seriado americano Seinfeld bem sabem que é humanamente impossível conter os instintos sexuais primários saciados pela masturbação. No episódio The Contest (A Disputa), Jerry, Kramer, Elaine e George apostam quem será o último a se render aos pecados da própria carne. O protagonista de 40 Dias e 40 Noites, de Michael Lehmann, se tivesse prestado atenção nas sábias lições desse quarteto nova-iorquino teria evitado as muitas confusões que causam sua quaresma de abstinência em mais um representante legítimo dos filmes adolescentes.

Matt (Josh Hartnett) é um garotão boa-pinta, abandonado pela namorada Nicole (Vinessa Shaw), que não consegue, apesar das constantes conquistas, esquecê-la. A cada transa, o rapaz tem alucinações de que o teto irá desabar sobre sua cabeça, o que o leva a tomar uma atitude desesperada: permanecer 40 dias sem nenhum envolvimento sexual, incluindo beijos e masturbação.

É claro que, no meio dessa história, ou melhor, bem no começo dela, Matt conhece uma garota maravilhosa (Shannyn Sossamon) por quem se apaixona. Se a nova amada desconhece sua promessa, os amigos de Matt fazem questão de divulgá-la, através de um site de apostas sobre o dia em que Matt irá sucumbir. O garoto, então, tem de lidar com as fragilidades humanas diante da negação sexual, tarefa que fica ainda mais complicada depois que todas as garotas da faculdade resolvem assediá-lo para por fim à tal quaresma.

Para contrariar a tese da crítica mal-humorada diante dos teen-movies, há um único ponto interessante em toda a fita. O irmão de Matt é um seminarista que vive o mesmo dilema do jovem depois da promessa, ou seja, tem de reprimir toda e qualquer manifestação sexual, já que pretende ser padre. Mesmo com essa farpinha na Igreja Católica, 40 Dias e 40 Noites não é capaz de levar o espectador à satisfação e, verdade seja dita, ninguém melhor que Jerry Seinfeld e sua turma para traduzir as inquietações da alma humana e nos fazer rir de nossas próprias limitações.

Cineweb-30/5/2002

Luara Oliveira


Deixe seu comentário:

Imagem de segurança